Açores querem turismo todo o ano e nas nove ilhas
Governo dos Açores quer reduzir o turismo sazonal, incentivando a ida de turistas durante todo o ano e para todas as nove ilhas do arquipélago.

O Governo dos Açores quer contrariar o turismo sazonal no arquipélago e já definiu a sua estratégia, conforme avançou ao ECO/Local Online a secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores. Berta Cabral defendeu, nesta quarta-feira ,que “é com o reforço da conectividade, promoção e captação de segmentos de turismo – que apreciam aquilo que cada uma das nove ilhas tem para oferecer– que se consegue atenuar a sazonalidade e levar os turistas a cada uma delas”.
O arranque da estratégia aconteceu na BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market que abriu esta quarta-feira, em Lisboa, revelando o mote para o desenvolvimento do setor na região, sob o slogan “Turismo todo o ano em todas as ilhas”.
Segundo Berta Cabral, o grande sucesso do turismo na região deve-se à liberalização do espaço aéreo, que reforçou a conectividade, e à política de desenvolvimento turístico do Governo dos Açores. “Temos o mérito adicional de o crescimento do volume de receitas ser superior ao crescimento do número de dormidas, o que significa que estamos a crescer mais em valor e qualidade do que em quantidade. Esse é um indicador de sustentabilidade do destino”, detalhou.
Em 2024, o arquipélago superou pela primeira as 4,2 milhões de dormidas, amealhou mais de 187 milhões de euros de proveitos na hotelaria e 18 milhões de euros no turismo em espaço rural, ultrapassando a fasquia dos 200 milhões de euros de receita.
O turismo dá um grande contributo para a riqueza da região.
Considerando os Açores um “destino de eleição”, Berta Cabral referiu ainda que o crescimento do setor nos últimos anos se deve, sobretudo, à natureza, sustentabilidade e autenticidade de cada uma das nove ilhas do arquipélago.
Em declarações ao ECO/Local Online, a governante afirmou, por isso, que “o turismo dá um grande contributo para a riqueza e emprego da região”, uma vez que gera um significativo impacto em todos os outros setores económicos. “O turismo continua a crescer a dois dígitos. Cresceu 12% no ano passado em termos de dormidas e 18% em termos de receitas”, contabilizou.
Este crescimento no setor aconteceu precisamente num ano que a região foi certificada como Destino Sustentável pela entidade EarthCheck, renovando igualmente o título de Melhor Destino de Turismo de Aventura do Mundo, atribuído nos World Travel Awards.
Os Estados Unidos surgem à cabeça dos principais mercados emissores internacionais, seguidos do alemão, espanhol e canadiano. Ainda assim, destacou, “o maior mercado é o nacional”.
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