Mais de um terço das empresas de Évora apresenta baixo risco de incumprimento
Grande parte das empresas de Évora é microempresa (89%). Mas são as PME, em menor número, que são responsáveis pela maioria do volume de negócios total da região.
Quase metade (46%) das empresas de Évora apresenta risco moderado de incumprimento de crédito e um terço (35%) baixo risco, de acordo com os dados da Iberinform divulgados esta sexta-feira. O tecido industrial deste distrito alentejano concentra-se sobretudo na capital e é dominado por microempresas e por empresas com atividade no setor dos serviços.
Os dados do Insight View mostram ainda que existem 19% de empresas com um risco elevado de incumprimento de crédito.
Numa radiografia feita ao tecido económico, a consultora coloca Évora no topo das cidades do distrito por concentrar mais de um terço das empresas (36%), seguida de Montemor-o-Novo (11%), Estremoz (9%), Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas (ambas com 7%) e Vila Viçosa (5%). Os restantes oito concelhos partilham entre si os 25% remanescentes das empresas do distrito alentejano.
No primeiro trimestre de 2025, registou-se em Évora uma variação de mais 66% dos processos de insolvência em relação a igual período de 2024, informa ainda consultora.

Grande parte das empresas de Évora são microempresas (89%), apesar de traduzirem o menor volume de faturação (21%).
Em sentido inverso, as empresas de pequena dimensão representam apenas 10% e as de média 1% do universo das empresas do distrito; mas são estas que têm maiores vendas, respetivamente, 42% e 26%.
Por setor de atividade, grande parte das empresas (41%) diz respeito ao setor dos serviços, a que se segue a agricultura (17%). Ainda assim, estas empresas, em conjunto, representam 22% do total do volume de faturação em Évora (11% cada).
Segundo a Iberinform, são as empresas mais antigas que atingem o maior volume de faturação (59%). No distrito existem 38% empresas com 16 anos ou mais anos, 33% foram criadas entre seis e 15 anos, e 29% iniciaram a sua atividade há cinco anos ou menos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mais de um terço das empresas de Évora apresenta baixo risco de incumprimento
{{ noCommentsLabel }}