Ursula von der Leyen ameaça avançar com a bazuca sem Hungria e Polónia

  • ECO
  • 3 Dezembro 2020

Todos os líderes têm de dar luz verde aos quadros financeiros, o que levou a um impasse nas negociações. No entanto, a presidente da Comissão Europeia garantiu que vai "salvar o Fundo de Recuperação".

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, estará a ponderar avançar com o Fundo de Recuperação europeia com 25 países (excluindo Hungria e Polónia) se não houver rapidamente progressos nas negociações. A possibilidade terá sido avançada pela própria numa videochamada esta quarta-feira com o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, de acordo com o Politico (acesso livre, conteúdo em inglês).

A Hungria e a Polónia vetaram os orçamentos europeus, travando a entrada em vigor do novo orçamento da União Europeia — o Quadro Financeiro Plurianual (QFP) 2021-2027 –, bem como o Fundo de Recuperação europeu (Próxima Geração UE) com 750 mil milhões de euros para apoiar a economia. No total, tratam-se de 1,8 biliões de euros da Europa a serem distribuídos pelos países entre 2021 e 2027.

Todos os líderes têm de dar luz verde pelo que o veto deixou as negociações num impasse. No entanto, Von der Leyen terá garantido a Sassoli que quer “salvar o fundo de recuperação” e que para isso poderá “propor o reforço da cooperação a 25”, segundo explicaram duas fontes próximas ao Politico. A decisão — que não deverá ser tomada antes do próximo encontro marcado para 10 e 11 de dezembro — poderá implicar mudanças no atual quadro em cima da mesa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ursula von der Leyen ameaça avançar com a bazuca sem Hungria e Polónia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião