“Quem vai beneficiar da bazuca europeia são as empresas privadas”

  • ECO
  • 30 Junho 2021

Ministro dos Negócios Estrangeiros rejeita a ideia de que a bazuca europeia se destine apenas ao investimento público. "Estado não é dono das empresas", diz.

O ministro dos Negócios Estrangeiros rejeita a ideia de que a bazuca europeia vá ser canalizada apenas para o investimento público. Em entrevista ao Diário de Notícias, Augusto Santos Silva afirma que “o Estado não é dono das empresas” e que, por isso, serão abertos concursos destinados a empresas privadas que, por sua vez, irão satisfazer as necessidades do Estado.

“Essa divisão entre o privado e o público é um pouco obsoleta”, diz o ministro, referindo que não se deve olhar para os programas do plano “como se (…) não beneficiassem as empresas privadas, porque é o contrário que acontece”. Augusto Santos Silva enumera mesmo alguns investimentos feitos pelo Estado, a habitação ou as linhas de metro, que “criarão riqueza e oportunidades para as empresas”.

E deu ainda o exemplo do programa de digitalização do ensino do português no estrangeiro, para o qual será aberto um “concurso a que se candidatarão empresas privadas que se encarregarão de, com os seus bens e os seus serviços, satisfazerem essa necessidade do Ministério dos Negócios Estrangeiros”. “Quem vai beneficiar são as empresas privadas”, garantiu Santos Silva.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Quem vai beneficiar da bazuca europeia são as empresas privadas”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião