PRR vai financiar sistema de incentivos para modernizar negócios das empresas

  • Lusa
  • 4 Abril 2022

Novo regulamento abrange a investigação e desenvolvimento, incluindo a demonstração e valorização da I&D empresarial, inovação e competitividade empresarial, internacionalização e empreendedorismo.

O Governo criou um sistema de incentivos, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para promover e apoiar financeiramente projetos de modernização do modelo de negócio das empresas e dos seus processos de produção, segundo portaria publicada, sexta-feira.

O Regulamento do Sistema de Incentivos ‘Empresas 4.0’ cria apoios provenientes da dotação do PRR afeta aos investimentos ‘Transição Digital das Empresas’ e ‘Catalisação da Transição Digital das Empresas’, apoiando projetos de desmaterialização dos fluxos de trabalho, mitigação dos défices de competências na utilização das tecnologias digitais, incorporação de ferramentas e metodologias de teletrabalho ou a criação de novos canais digitais de comercialização de produtos e serviços.

No preâmbulo da portaria, o ex-ministro da Economia, Siza Vieira, explica que este regulamento se insere na Componente 16 – ‘Empresas 4.0’, integrada na ‘Dimensão Transição Digital’, que tem como objetivo reforçar a digitalização das empresas “de modo a recuperar o seu atraso face ao processo de transição digital em curso”, concretizando assim o Plano de Ação para a Transição Digital (PATD).

Estas medidas, acrescenta o ex governante, contribuem para a digitalização da economia, ora através da adoção tecnológica por parte dos operadores económicos e pela digitalização dos seus modelos de negócio, ora através da sensibilização e capacitação dos trabalhadores e empresários.

Neste contexto, o Governo destacou que o novo regulamento abrange como domínios de intervenção a investigação e desenvolvimento (I&D), incluindo a demonstração e valorização da I&D empresarial, a inovação e competitividade empresarial, a internacionalização, a qualificação de Pequenas e Médias Empresas (PME), o empreendedorismo, a formação profissional e a criação de emprego nas PME.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PRR vai financiar sistema de incentivos para modernizar negócios das empresas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião