Governo quer municípios a recrutar funcionários próprios para ação social

  • ECO
  • 3 Agosto 2022

Municípios vão ser obrigados a recrutar funcionários para as áreas da ação social no âmbito do acordo de descentralização de competências.

Ao contrário do que aconteceu na descentralização de competências na educação e na saúde, o Estado não vai transferir para as autarquias os funcionários que atualmente desempenham funções na área da ação social na administração central, avança o Público esta quarta-feira.

De acordo com a proposta do Governo, os municípios serão obrigados a recrutar funcionários para exercer aquelas funções, uma vez que os funcionários do Instituto da Segurança Social que atualmente prestam este serviço na administração central vão passar a desempenhar outras responsabilidades. Cada município terá de recrutar em função das suas necessidades e de acordo com as propostas do Governo, de acordo com o jornal.

Em causa está o acordo aprovado de descentralização de competências. O líder dos Autarcas Social-Democratas (ASD) afirma que a organização vai propor ao Governo que “assuma a definição de rácios nos técnicos superiores e assistentes técnicos (…), em função dos utentes a servir” e que “assuma que os técnicos da ação social devem, por regra, passar para os municípios e não ficarem no Instituto de Segurança Social“.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo quer municípios a recrutar funcionários próprios para ação social

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião