“Quanto mais tempo demorar a descentralização, mais tarde arranca processo regionalizador”, diz Marcelo
Presidente da República alertou para a necessidade de se acelerar o processo de descentralização, uma vez que o "processo regionalizador" depende disso.
Marcelo Rebelo de Sousa alertou esta quarta-feira para a necessidade de se acelerar a descentralização, uma vez que o atraso desta pode levar a um atraso no “processo regionalizador”.
“Se a descentralização deslizar muito, isso pode atrasar o processo regionalizador“, disse o Presidente da República, em declarações aos jornalistas transmitidas pela RTP3. E isso “implicaria ainda a parte financeira, a parte orgânica e a definição de mapa antes de avançar para a fase do referendo“.
Marcelo explicou que, como em 2024 há eleições europeias e Portugal não permite a realização de um referendo em altura de eleições, a haver um referendo “teria de ser, muito provavelmente, antes e o prazo estava a encurtar”. “Quanto mais tempo demorar a descentralização, mais tarde ficará um arranque de um processo regionalizador”, sublinhou.
O Chefe de Estado falou ainda na mudança de posição do PSD, que “é diferente da que tinha no ciclo de liderança anterior” e que isso “é um dado novo que quebra o consenso para a regionalização a curto prazo entre o PS e o PSD”. Luís Montenegro afirmou esta terça-feira que, pelo menos até 2026, não deve avançar o referendo sobre a regionalização. “Sou completamente contra a realização de um referendo em 2024”, disse o líder do PSD.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Quanto mais tempo demorar a descentralização, mais tarde arranca processo regionalizador”, diz Marcelo
{{ noCommentsLabel }}