Presidente da Câmara de Oliveira do Hospital pede ao Governo apoio para pastores

  • Lusa e ECO
  • 4 Agosto 2022

Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital apela ao Governo para lançar medidas de apoios excecionais para os pastores que produzem Queijo Serra da Estrela devido à "seca extrema".

“Muitos pastores encontram-se, neste momento, a passar sérias dificuldades financeiras e muito apreensivos relativamente ao futuro do setor, em virtude de o país se encontrar em situação de seca extrema e a viver uma das piores situações do último século”, alertou o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo. Por isso mesmo, o autarca apela ao Governo que lance medidas de apoios excecionais para os pastores que produzem Queijo Serra da Estrela.

Numa carta enviada à ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, o líder da Câmara de Oliveira do Hospital aludiu também à escassez de água e de alimentação para os animais, em consequência da falta de pasto. O que faz com que as explorações de ovelhas da raça Serra da Estrela tenham vindo a registar grandes quebras ao nível da produção de leite.

No documento, solicitando apoios excecionais para os pastores que estão na base da produção do Queijo Serra da Estrela e de outros produtos de Denominação de Origem Protegida (DOP), José Francisco Rolo chamou ainda a atenção para o facto de haver pastores a ponderarem a venda de ovinos para abate.

O abate, “a concretizar-se, terá repercussões altamente nocivas ao nível da redução de número de efetivos da raça autóctone Serra da Estrela e, consequentemente, da produção de Queijo Serra da Estrela e de outros produtos DOP, como o Requeijão Serra da Estrela e o Borrego Serra da Estrela”, acrescentou.

Na nota enviada à agência Lusa, o presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, no interior do distrito de Coimbra, indicou que está confiante que a ministra da Agricultura “não deixará de encontrar soluções para reforçar os apoios a um setor de importância altamente estratégica para este município e para toda a região demarcada”.

“Estamos a falar de pastores que, em simultâneo com os graves prejuízos que a seca está a provocar nas suas explorações, debatem-se ainda com a escalada de preços de matérias-primas e a inflação que atinge outros fatores inerentes à produção num setor tradicional de atividade que todos temos de preservar”, destacou.

José Francisco Rolo tem estado também em contacto com a Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela (Ancose), com vista a encontrar soluções de apoio aos pastores locais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente da Câmara de Oliveira do Hospital pede ao Governo apoio para pastores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião