Região de Leiria com melhor taxa de execução de fundos europeus do Programa Operacional do Centro

Região de Leiria regista no 1.º semestre de 2022 a melhor taxa de execução de fundos europeus do Programa Operacional do Centro. Assim como o maior fundo per capita.

A Região de Leiria é a que regista a maior taxa de execução de fundos europeus do Programa Operacional do Centro, com 64,6%, avança, em comunicado, a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL). Assim como é a que apresenta, no final do mês de junho, “o maior fundo per capita (1.236 euros) devido, na sua maioria, às aprovações dos sistemas de incentivos às empresas”, adianta ainda a CIMRL, apoiada no último boletim mensal publicado pelo Programa Operacional do Centro – Centro 2020.

“No âmbito do designado Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT) da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, até 30/06/2022, foram aprovadas 194 operações, com mais de 40 milhões de euros de fundo comunitário atribuídos, que corresponde a uma taxa de execução de 62,2%, conforme o último boletim mensal publicado pelo Programa Operacional do Centro – Centro 2020″, divulga, na mesma nota a CIMRL.

Leiria destaca-se igualmente por dispor da maior taxa de execução da Região Centro, com 64,6% (mais 8 pontos percentuais que a média do Centro), a que corresponde o valor global de fundos aprovados de 364,1 milhões de euros.

Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria

Ainda de acordo com a CIMRL, “na distribuição das aprovações regionalizáveis por NUTS III [Nomenclatura de Unidade Territorial], verifica-se que, no final do mês de junho, a Região de Leiria é a que apresenta maior fundo per capita (1.236 euros) devido, na sua maioria, às aprovações dos sistemas de incentivos às empresas”. O que, para a CIMRL, vem “confirmar a dinâmica empresarial da Região de Leiria”.

Já na componente da territorialização dos fundos, que reúne os fundos aprovados através dos vários sistemas de financiamento a entidades públicas e privadas, “Leiria destaca-se igualmente por dispor da maior taxa de execução da Região Centro, com 64,6% (mais 8 pontos percentuais que a média do Centro), a que corresponde o valor global de fundos aprovados de 364,1 milhões de euros”.

No que concerne ao investimento empresarial, as regiões de Leiria e de Aveiro são aquelas que contam com um maior fundo aprovado (26% e 23%, respetivamente), representando apenas o sistema de incentivos aprovado para as empresas o montante 207,8 milhões de euros, no âmbito do Portugal 2020, frisa ainda a CIMRL.

Ao nível do critério “investimentos municipais”, a comunidade afirma ainda que o Programa Centro 2020 aprovou até ao final de junho deste ano, no território da Região de Leiria, “192 candidaturas de iniciativa municipal, que representam um investimento total de 140,6 milhões de euros e um fundo aprovado de 91,1 milhões de euros”.

Integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria os municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Leiria, Figueiró dos Vinhos, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós, um território com uma população residente de cerca de 290 mil habitantes, de acordo com os Censos 2021.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Região de Leiria com melhor taxa de execução de fundos europeus do Programa Operacional do Centro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião