Viana do Castelo prevê gastar menos um milhão de euros com poupança na energia e na água

Viana do Castelo espera, num ano, gastar menos um milhão de euros em energia e água com um pacote de medidas. Como desligar a luz ornamental nos espaços públicos a partir da uma hora da madrugada.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, calcula uma poupança de um milhão de euros, nos próximos 12 meses, com a implementação de 23 medidas no concelho, com vista à eficiência energética e à eficácia na gestão de recursos naturais como a água. O objetivo é atenuar os efeitos causados pela crise energética na Europa e pela seca “extrema” que tem assolado o país.

Desligar a luz ornamental em todos os espaços públicos, a partir da uma da manhã e desligar fontes públicas, que recorram a energia elétrica, são algumas das medidas apresentadas pelo autarca Luís Nobre, durante uma conferência de imprensa. Ainda assim, assegura o município, “vai-se manter e diminuir, nalguns espaços, a iluminação pública em zonas urbanas durante a noite, desde que se mantenha a segurança”. Estas medidas fazem parte do pacote anunciado pelo edil para poupança de água e energia em edifícios, equipamentos e espaço públicos.

Entre as novidades está ainda a implementação de dois manuais de boas práticas – um para poupança de energia e outro da água – para utilizadores de edifícios e espaços municipais, assim como para os funcionários municipais para adaptação aos locais de trabalho de um plano interno de poupança energética e de poupança de água.

“Viana do Castelo já tem mantido, ao longo dos últimos anos, uma política assente no respeito pela natureza e no desenvolvimento sustentável do concelho”, assegura o autarca, acrescentando ainda a implementação da certificação energética dos edifícios e de um sistema de gestão central para aquecimento de espaços públicos, “além de coletores solares onde é necessária água quente sanitária”.

O lançamento da campanha “Poupar hoje para garantir o amanhã” também faz parte do pacote de medidas, de modo sensibilizar a comunidade para a necessidade da poupança energética e da água, envolvendo as juntas de freguesia e meios de comunicação social locais.

A consolidação e ampliação da substituição da frota municipal por veículos mais eficientes e a instalação de um sistema de gestão de frota com GPS são mais algumas das iniciativas previstas. Assim como a instalação de um sistema de sustentabilidade hídrica em 19 edifícios municipais para redução do consumo de energia na água quente utilizada, principalmente chuveiros.

“A redução da lavagem de ruas com recurso a água potável e fazê-lo apenas se necessário”, o recurso a fontes alternativas de água, e o aproveitamento de furos e poços existentes, assim como águas pluviais para ações de proteção civil são mais algumas medidas, conclui a autarquia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Viana do Castelo prevê gastar menos um milhão de euros com poupança na energia e na água

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião