Câmara do Porto investe 50 mil euros em obras de arte de artistas da cidade

Câmara Municipal do Porto investe cerca de 50 mil euros em 18 novas obras de artistas da cidade para o núcleo de arte contemporânea da Coleção Municipal de Arte.

A Câmara Municipal do Porto vai adquirir 18 novas obras de artistas da cidade para o núcleo de arte contemporânea da Coleção Municipal de Arte, num investimento de cerca de 50 mil euros, avança a autarquia, liderada pelo independente Rui Moreira. Esta iniciativa decorre no âmbito da modalidade de compra direta a artistas do projeto municipal “Aquisições

Foram submetidas 118 propostas de compra por artistas e coletivos artísticos residentes na cidade do Porto. Um comité de seleção, constituído pelas curadoras Andreia Magalhães e Margarida Mendes e a performer e ativista Melissa Rodrigues, que selecionou as obras, valorizou “a qualidade das propostas apresentadas e a sua pertinência no contexto da coleção presente”.

“A representatividade de género — a maior parte das obras selecionadas são de mulheres, “tendo em conta a sua qualidade e pertinência no contexto artístico local, nacional e internacional” –“, assim como a “diversidade e pluralidade das práticas e linguagens artísticas representadas,” foram mais alguns dos critérios considerados. Além da “inclusão de artistas em início de carreira” e outros já consolidados no meio artístico local, “mas sem representação”.

Entre os artistas selecionados estão Alexandra Rafael, Carla Cruz & Cláudia Lopes, Clarice Cunha, Dinis Santos, Francisco Venâncio, Hilda de Paulo, Inês Leal e Inês Tartaruga Água. Além de Jiôn Kiim, Joana Patrão, Laetitia Morais, Maria Oliveira, Mariana Caló e Francisco Queimadela, Mónica Baptista, Odair Monteiro, Rebecca Moradalizadeh, Tomás Abreu e Vera Matias.

As obras adquiridas para a Coleção Municipal de Arte vão ser expostas entre o final de 2022 e o início de 2023.

O projeto “Aquisições”, criado em 2018, contempla a plataforma de apoio à arte contemporânea Pláka, do Departamento de Arte Contemporânea da empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto do Porto. “Dinamizar e valorizar o património artístico do Porto e documentar a memória da prática artística da cidade, através da reativação da Coleção Municipal de Arte” é o principal objetivo deste projeto.

“Para além da modalidade de compra direta a artistas, [o projeto] contempla ainda outra modalidade de aquisição de obras a galerias de arte da cidade, para a qual está disponível um orçamento de 100 mil euros, e cujos resultados de aquisição serão conhecidos até ao fim do ano”, informa o município.

Segundo a autarquia portuense, já foram adquiridas 102 novas obras de arte de 92 artistas e coletivos artísticos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Câmara do Porto investe 50 mil euros em obras de arte de artistas da cidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião