Irlandesa FinTrU abre escritório no Porto e quer criar 500 empregos em cinco anos

Multinacional de tecnologias para bancos de investimento instala "delivery center" no Porto. Operação liderada por Telmo Fernandes vai ocupar antigo concessionário automóvel na Rua de Santa Catarina.

Especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas que ajudam bancos de investimento a cumprir com as diferentes obrigações legais e regulamentares em todo o mundo, aFinTrU está a instalar um deliverycenter no Porto, estimando a criação de 500 novos empregos nos primeiros cinco anos de atividade. As primeiras 40 vagas vão ser preenchidas até ao final de 2022.

A nova operação desta empresa fundada em 2013 e sediada em Belfast, na Irlanda do Norte, vai ser liderada por Telmo Fernandes, que já chefiou em Portugal a área de recursos humanos de multinacionais como a Proef, a francesa Natixis, a plataforma africana Jumia ou a londrina SaltPay – e que até agora ocupava o cargo de Global Head of People & Culture na Byon Solutions.

Telmo Fernandes, Site Lead da FinTrU Porto

O mais recente escritório da FinTrU – junta-se aos que tem na Irlanda do Norte, Inglaterra (Londres), República da Irlanda (Dublin), Países Baixos (Maastricht) e Estados Unidos (Nova Iorque) — vai estar pronto até ao final do ano. Com perto de 3.000 metros quadrados, em plena Rua de Santa Catarina, no centro da cidade Invicta, as instalações resultam da reconversão de um concessionário automóvel, apurou o ECO. Vai ter “um vasto número de estacionamentos” e foi desenhado para ser um espaço de trabalho híbrido e “oferecer aos colaboradores um ambiente colaborativo a nível local e global”.

Focado nas áreas de KYC (Know Your Customer), Compliance, Legal, Risco & Controlo e Operações, este delivery center vai trabalhar diretamente com os clientes do grupo: bancos de investimento espalhados por diversas geografias. Foi classificado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) como um projeto de interesse estratégico nacional e teve igualmente o apoio da AICEP, com o presidente, Luís Castro Henriques, a destacar “a qualidade excecional do talento disponível em Portugal”.

Esta é uma das 42 novas empresas estrangeiras que decidiram entrar no mercado português em 2022 e que devem criar 6.100 novos postos de trabalho, segundo os números divulgados na semana passada pela agência pública. De saída da presidência, o responsável da AICEP adiantou em Viseu que, “se tudo correr bem e estiverem prontos os mecanismos de incentivos que estão neste momento em negociação, representam mais de 2.500 milhões de euros de investimento”.

“Tendo analisado uma série de localizações europeias, não tivemos dúvidas de que o Porto representa a melhor opção para a FinTrU como o nosso próximo delivery center.

Darragh McCarthy

Fundador e CEO da FinTrU

Em comunicado, a FinTrU anuncia ainda a abertura de um conjunto de vagas para recém-licenciados com a Academia de Serviços Financeiros, estando já abertas as candidaturas. Os candidatos podem ser de várias áreas de formação, com esta a ser apresentada como uma “estratégia fundamental” de crescimento da empresa, que já desenvolveu mais de 30 academias nos últimos oito anos em múltiplas localizações.

“Estou entusiasmado por fazer parte deste desafio. A cultura da empresa em investir no desenvolvimento das suas pessoas e os nossos clientes Tier 1 foram fatores fundamentais para me juntar à FinTrU e fazer parte deste excitante projeto. Vamos investir no desenvolvimento de um ecossistema no Porto, desenvolvendo academias para apoiar a nossa expansão”, indicou Telmo Fernandes, Site Lead da FinTrU Porto.

Com 1.100 colaboradores em vários países e destacada em março pelo Financial Times como uma das empresas de crescimento mais rápido da Europa, o fundador e CEO, Darragh McCarthy, sublinha que “à medida que a FinTrU continua a aumentar a carteira de clientes de bancos de investimento internacionais, [vê] esta expansão da pegada global como um passo muito importante na [sua] jornada empresarial”. “Tendo analisado uma série de localizações europeias, não tivemos dúvidas de que o Porto representa a melhor opção para a FinTrU como o nosso próximo delivery center”, acrescenta o empresário.

Darragh McCarthy, fundador e CEO da FinTrU

“Trabalhámos de perto com a AICEP, que foi fantástica na apresentação das oportunidades que o Porto tem para oferecer. O talento altamente qualificado, a próspera comunidade empresarial e a qualidade das universidades e do ensino confirmaram a nossa decisão. Os projetos sedeados no Porto serão integrados na estrutura de entrega da FinTrU, garantindo o elevado nível de padrões de qualidade que oferecemos aos nossos clientes globais”, detalha a chief of staff, Katrien Roppe.

Na mesma nota divulgada à imprensa esta segunda-feira, Ricardo Valente, vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo da Câmara do Porto, salienta, por outro lado, que este investimento é um “grande reconhecimento” da estratégia da autarquia nortenha, liderada pelo independente Rui Moreira, que diz estar a “construir uma cidade onde pessoas, empresas, oportunidades e conhecimento convergem para um verdadeiro hub de talento”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Irlandesa FinTrU abre escritório no Porto e quer criar 500 empregos em cinco anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião