Carlos Moedas quer Lisboa na corrida para novo centro de inovação da Ryanair

  • Lusa
  • 25 Outubro 2022

Carlos Moedas quer Lisboa na corrida para novo centro de inovação da Ryanair e anuncia parceria com a companhia aérea para a Fábrica de Unicórnios.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa afirmou, esta terça-feira, que a cidade quer estar na corrida para a localização do novo centro de inovação da Ryanair e anunciou uma parceria com a companhia aérea para a Fábrica de Unicórnios.

“Farei tudo para que a Ryanair também se estabeleça aqui. Mais um centro de inovação em Lisboa; acho que isso é importante. Portanto, vamos tentar estar nesta corrida”, disse Carlos Moedas aos jornalistas, à margem da cerimónia do 20.º aniversário da Ryanair, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, que contou com a presença de vários representantes do setor.

O autarca sublinhou que a concorrência para a localização do novo centro é “entre cidades de toda a Europa” e defendeu que Lisboa “tem de criar essa atratividade”.

No início de setembro, o presidente executivo da companhia aérea irlandesa, Michael O’Leary, referiu, num encontro com jornalistas, em Dublin, Irlanda, que a Ryanair quer abrir um novo centro de treinos para pilotos e tripulantes de cabine na Península Ibérica e considerou o Porto como sendo uma das hipóteses.

Vamos anunciar a Fábrica de Unicórnios, aquele que é o meu grande projeto de inovação, para que Lisboa seja a capital da inovação da Europa, e tive a boa notícia que a Ryanair vai também participar neste projeto.

Carlos Moedas

Presidente da Câmara Municipal de Lisboa

No entanto, esta terça-feira, o presidente executivo da companhia de aviação, Eddie Wilson, avançou que a decisão deverá ser tomada nos próximos três meses e que Madrid se apresenta como uma opção com melhores conexões. O responsável disse ainda que a empresa está a analisar a hipótese de abrir instalações em Lisboa para a equipa de tecnologias de informação, que pretende reforçar.

Carlos Moedas aproveitou o momento para anunciar que a Câmara de Lisboa e a Ryanair vão ser parceiros no desenvolvimento da Fábrica de Unicórnios, que deverá ser anunciada na próxima semana, na Web Summit. “Vamos anunciar a Fábrica de Unicórnios, aquele que é o meu grande projeto de inovação, para que Lisboa seja a capital da inovação da Europa, e tive a boa notícia que a Ryanair vai também participar neste projeto”, afirmou o autarca. Carlos Moedas adiantou que serão estabelecidos acordos “com várias empresas”, de “diferentes áreas”.

Na cerimónia desta terça-feira, a Ryanair apresentou um relatório da PwC, sobre a contribuição da empresa para a economia portuguesa nos últimos 20 anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Carlos Moedas quer Lisboa na corrida para novo centro de inovação da Ryanair

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião