Passageiros da Ryanair com impacto de 2.033 milhões no PIB em 2019

Gastos dos turistas que voam com a Ryanair geraram um contributo equivalente a 1% do PIB em 2019, mostra um estudo da PwC.

A Ryanair, através dos passageiros que trouxe a Portugal em 2019, contribuiu com 2.033 milhões de euros para a economia nacional naquele ano, mostra um estudo da PwC, apresentado esta terça-feira pela companhia irlandesa. Nesse ano, os 3,9 milhões de turistas que viajaram com a Ryanair gastaram 2.109 milhões de euros no país, a maioria em bares, restaurantes e alojamento.

Anualmente, chegam a Portugal 3,73 milhões de turistas com a Ryanair, o equivalente a 20,4% de todos os turistas que se deslocam país por via aérea, segundo a PwC. A maioria dos passageiros vem do Reino Unido (2,4 milhões), Alemanha (1,14 milhões) e França (1,3 milhões).

Os 3,9 milhões de turistas estrangeiros que chegaram a Portugal com a companhia low-cost em 2019 gastaram 2.109 milhões de euros — 921 milhões em bares e restaurantes, 792 milhões em alojamento, 254 milhões em desporto e entretenimento e 142 milhões em comércio e retalho, mostra o estudo.

O gasto total médio por viagem dos turistas estrangeiros trazidos pela Ryanair é de 558 euros, um valor que cai para 157 euros quando se fala em turistas residentes em Portugal. Na economia portuguesa, os gastos dos turistas trazidos pela Ryanair geraram um contributo de 2.033 milhões de euros em termos de PIB, o equivalente a 1%.

Cada turista que viaja com a Ryanair gera 521 milhões de euros do PIB. Em termos de emprego, estes passageiros contribuíram com cerca de 77.275 empregos em Portugal, o equivalente a 1,7% do total.

O estudo da PwC foi apresentado esta terça-feira, numa altura em que a Ryanair completa 20 anos de operação em Portugal. No evento de apresentação, o presidente da companhia irlandesa, Michael O’Leary, voltou a falar nas slots do aeroporto de Lisboa, afirmando que a TAP e a easyJet estão a “bloquear” slots na Portela. O responsável apelou ainda ao Governo português para acabar com a taxa de carbono sobre os voos.

A companhia irlandesa prevê crescer em 15 milhões de passageiros por ano e criar mais de 600 novos empregos em Portugal até 2027. O estudo da PwC “apresenta a enorme contribuição da Ryanair para a economia portuguesa ao longo dos últimos 20 anos”, disse o CEO, Eddie Wilson, referindo que a Ryanair “cresceu até se tornar a maior companhia aérea da Europa e a companhia número quatro do mundo”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Passageiros da Ryanair com impacto de 2.033 milhões no PIB em 2019

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião