Moreira quer reabilitar mais oito ilhas do Porto até 2026

Presidente da Câmara do Porto quer recuperar mais ilhas de habitação com verbas do PRR, "melhorando significativamente as suas condições".

Oito das 954 ilhas de habitações privadas do Porto vão ser recuperadas com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O objetivo foi traçado pelo presidente da Câmara do Porto, nesta sexta-feira, após assinatura do acordo de comparticipação para reabilitar as Ilhas da Lomba.

“Existe a expectativa de, das 954 ilhas privadas da cidade, oito poderem ser reabilitadas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, estando a ser trabalhadas as respetivas candidaturas”, referiu o presidente da Câmara do Porto, na cerimónia do acordo de comparticipação, que decorreu na empresa Águas do Porto.

Ao todo, há mais de 8.000 casas dentro das ilhas do Porto, onde moram cerca de 10 mil pessoas. “Ou seja, 4,4% dos portuenses residem em habitações exíguas, degradas e lôbregas entre pátios e corredores estreitos”, segundo levantamento da autarquia.

Além das 954 ilhas privadas da cidade, há ainda três que pertencem ao património municipal: Bela Vista, Bonjardim e Cortes. A ilha da Bela Vista foi recuperada em 2016, depois de um investimento de 1,3 milhões de euros.

Esta sexta-feira foi assinado o acordo de comparticipação para a reabilitação das 47 casas das Ilhas da Lomba, no valor de mais de 7,71 milhões de euros, com verbas provenientes a 100% do PRR. As casas ficarão prontas em 2026 e, até lá, a Câmara do Porto compromete-se a realojar os moradores das ilhas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Moreira quer reabilitar mais oito ilhas do Porto até 2026

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião