Metro do Porto tem 7,7 milhões para sistema de hidrogénio verde do ‘metrobus’

  • Lusa
  • 23 Novembro 2022

A resolução procedeu também a uma alteração aos montantes de autorização de despesa para o conjunto dos investimentos do BRT e da Linha Rubi.

A Metro do Porto foi autorizada a gastar 7,68 milhões de euros para manter o sistema de hidrogénio verde a instalar no ‘metrobus’ da Boavista, segundo uma resolução do Conselho de Ministros publicada nesta quarta-feira em Diário da República.

Segundo o texto, a Metro do Porto ficou autorizada “a realizar as despesas com os encargos decorrentes da manutenção do BRT [Bus Rapid Transit, vulgo ‘metrobus’] Boavista, da central de produção de hidrogénio e da respetiva fonte de energia verde que alimenta o seu funcionamento e dos demais equipamentos associados”.

A resolução do Conselho de Ministros, hoje publicada em Diário da República (DR) mas assinada pelo primeiro-ministro, António Costa, no dia 10 de novembro, estabelece que o montante em causa é de 7,68 milhões de euros, valor ao qual acresce IVA.

Além do montante total, a resolução indica que entre 2024 e 2039 os encargos financeiros não podem exceder, “em cada ano económico”, 480 mil euros mais IVA.

A despesa hoje autorizada far-se-á com recurso a “receitas próprias do orçamento da Metro do Porto, S. A., associadas à operação do BRT da Boavista”.

No entanto, a operação do serviço, um autocarro a hidrogénio que circulará na Avenida da Boavista (em canal dedicado) e na Marechal Gomes da Costa (sem canal dedicado), ficará encarregue à Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), segundo já anunciou o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

Estão previstas as estações Casa da Música, Guerra Junqueiro, Bessa, Pinheiro Manso, Serralves, João de Barros e Império, no primeiro serviço, e na secção até Matosinhos adicionam-se Antunes Guimarães, Garcia de Orta, Nevogilde, Castelo do Queijo, e Praça Cidade do Salvador (Anémona).

O Conselho de Ministros também determinou que os encargos relativos à linha BRT Boavista – Império “incluem os pagamentos respeitantes a todos os contratos outorgados relativos à conceção e construção desta linha, designadamente estudos, projetos, infraestruturas, fiscalização, sistemas técnicos e de sinalização, aquisição de material circulante”.

Incluem também a “aquisição e montagem de central de produção de hidrogénio e respetiva fonte de energia verde que alimenta o seu funcionamento, armazenamento e abastecimento de hidrogénio verde, aquisição e montagem dos equipamentos oficinais e dos sistemas de segurança necessários à operação do material circulante e outros trabalhos especializados”.

A resolução procedeu também a uma alteração aos montantes de autorização de despesa para o conjunto dos investimentos do BRT e da Linha Rubi (Santo Ovídio – Casa da Música), financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num total de 365 milhões de euros.

Se a despesa de 2021 se cifrava nos 6,1 milhões de euros, passou para 568 mil euros, já que foi “necessário reprogramar o montante não executado nesse ano face a vicissitudes que se refletiram na normal tramitação dos procedimentos”.

Já a despesa alocada ao ano de 2025 subiu dos anteriormente previstos 117,6 milhões de euros para os 123,1 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Metro do Porto tem 7,7 milhões para sistema de hidrogénio verde do ‘metrobus’

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião