PRR financia em 6,7 milhões de euros residência universitária da U.Porto
Aprovada candidatura da U.Porto ao PRR, no valor de 6,7 milhões de euros, para construir nova residência na Asprela com 206 camas.
A Universidade do Porto viu aprovada uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para avançar com a construção de uma residência universitária com 206 camas, nos terrenos junto à Faculdade de Desporto, foi esta quinta-feira revelado.
A futura Residência da Asprela permitirá “duplicar a oferta de alojamento dos Serviços de Ação Social da U. Porto”, servidos atualmente por apenas duas residências (Paranhos e Jayme Rios de Souza) que albergam 236 camas no total.
O projeto é financiado em 6,7 milhões de euros pelo PRR, estando, no entanto, previsto que ascenda aos nove milhões de euros, sendo a restante verba assumida pela universidade.
A nova residência, que ocupa uma área de cinco mil metros quadrados, vai abranger 206 quartos, oito dos quais acessíveis e destinados a estudantes com mobilidade reduzida.
A tipologia dos 206 quartos será individual, com acesso a casa de banho privativa, e compreendem uma área de 10,69 metros quadrados, “respeitando as normas técnicas para alojamentos de estudantes do ensino superior”, realça a universidade.
O piso térreo da futura residência universitária vai englobar 18 quartos simples com casa de banho e os oito quartos para os estudantes com mobilidade reduzida, sendo que os restantes pisos (1, 2 e 3) vão contemplar 60 quartos por piso, dividindo-se em três alas de 20 quartos com casa de banho.
A residência vai ainda albergar diferentes espaços comuns, como salas de estudo, cozinhas, espaços de lazer e de refeição. Já a cave é destinada a zonas de apoio, como arrecadações, lavandaria coletiva e outras instalações técnicas necessárias.
“Face à localização da residência junto de instalações desportivas da Faculdade de Desporto, não se encontra previsto no projeto a construção de um ginásio, dado que os residentes poderão frequentar os serviços disponíveis nos espaços circundantes da universidade”, acrescenta a U.Porto.
A Residência da Asprela é o sétimo projeto da Universidade do Porto aprovado pelo PRR no âmbito do Programa Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, que visa criar 15 mil camas em alojamentos para estudantes do Ensino Superior até 2026.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PRR financia em 6,7 milhões de euros residência universitária da U.Porto
{{ noCommentsLabel }}