Universidade do Porto cede Estrelas à cultura brasileira

Com atraso de duas décadas, edifício-sede do Instituto Pernambuco - Porto abre em frente ao Teatro do Campo Alegre. Empresários luso-brasileiros pagam 3,2 milhões e Universidade do Porto cede terreno.

A cultura brasileira tem uma nova “casa” na cidade do Porto. Mais de duas décadas depois de a obra ter sido lançada, no final dos anos 1990 — a empreitada esteve suspensa durante esse largo período, sobretudo devido a problemas de financiamento –, o edifício-sede do Instituto Pernambuco – Porto (IP-P) vai ser inaugurado ao final da tarde desta quinta-feira, 28 de julho.

Situado na Rua das Estrelas, em frente ao Teatro do Campo Alegre, esta nova infraestrutura projetada por Acácio Gil Borsoi está implantada num terreno com 7.800 m2 junto à Ponte da Arrábida e que pertence à Universidade do Porto. Faz parte do conjunto de terrenos que foram atravessados e “repartidos” pela construção dos acessos à ponte e que só na década de 1990 foram urbanizados, por exemplo, com a construção do teatro ou do Planetário.

Fonte oficial disse ao ECO que “a Universidade do Porto contribuiu com a cedência do terreno, de que é proprietária, em regime de comodato”. Quanto ao investimento realizado, de cerca de 3,2 milhões de euros, no arranque do projeto houve contributos “marginais” da autarquia agora liderada por Rui Moreira, do Governo de Pernambuco e da Prefeitura de Recife, mas “é quase totalmente da responsabilidade dos empresários luso-brasileiros que fazem parte do grupo de fundadores do Instituto”.

Chamam-se Artur da Silva Valente e Zeferino Ferreira da Costa. Este último, nascido em Portugal, mas radicado em Pernambuco ainda jovem, é o presidente do IP-P e apresentado como “o idealizador e maior impulsionador” deste projeto constituído em 1996. Do grupo de fundadores fazem ainda parte a Universidade do Porto, o Estado de Pernambuco, a Câmara Municipal do Porto, a Prefeitura do Recife, a Universidade de Pernambuco (UPE) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Este edifício com 2.300 metros quadrados conta com uma área de biblioteca e centro de documentação, um auditório, salas para exposições e quatro alojamentos destinados a receber professores e investigadores cuja atividade esteja relacionada com o instituto. Através da colaboração com a Universidade do Porto, liderada por António de Sousa Pereira, promete implementar um programa regular de atividades de caráter académico, cultural, empresarial e científico.

O evento de inauguração do espaço que será gerido por Germana Soares, que está agendado para as 18h e em que participam, entre outros, o autarca portuense, Rui Moreira, e o Governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara, vai também assinalar a abertura de duas exposições: “Uma viagem pelo artesanato de Pernambuco – do litoral ao sertão” e “Danças Brasileiras Populares de Carnaval”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Universidade do Porto cede Estrelas à cultura brasileira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião