PRR financia em 6,7 milhões de euros residência universitária da U.Porto

  • Lusa
  • 24 Novembro 2022

Aprovada candidatura da U.Porto ao PRR, no valor de 6,7 milhões de euros, para construir nova residência na Asprela com 206 camas.

A Universidade do Porto viu aprovada uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para avançar com a construção de uma residência universitária com 206 camas, nos terrenos junto à Faculdade de Desporto, foi esta quinta-feira revelado.

A futura Residência da Asprela permitirá “duplicar a oferta de alojamento dos Serviços de Ação Social da U. Porto”, servidos atualmente por apenas duas residências (Paranhos e Jayme Rios de Souza) que albergam 236 camas no total.

O projeto é financiado em 6,7 milhões de euros pelo PRR, estando, no entanto, previsto que ascenda aos nove milhões de euros, sendo a restante verba assumida pela universidade.

A nova residência, que ocupa uma área de cinco mil metros quadrados, vai abranger 206 quartos, oito dos quais acessíveis e destinados a estudantes com mobilidade reduzida.

A tipologia dos 206 quartos será individual, com acesso a casa de banho privativa, e compreendem uma área de 10,69 metros quadrados, “respeitando as normas técnicas para alojamentos de estudantes do ensino superior”, realça a universidade.

O piso térreo da futura residência universitária vai englobar 18 quartos simples com casa de banho e os oito quartos para os estudantes com mobilidade reduzida, sendo que os restantes pisos (1, 2 e 3) vão contemplar 60 quartos por piso, dividindo-se em três alas de 20 quartos com casa de banho.

A residência vai ainda albergar diferentes espaços comuns, como salas de estudo, cozinhas, espaços de lazer e de refeição. Já a cave é destinada a zonas de apoio, como arrecadações, lavandaria coletiva e outras instalações técnicas necessárias.

“Face à localização da residência junto de instalações desportivas da Faculdade de Desporto, não se encontra previsto no projeto a construção de um ginásio, dado que os residentes poderão frequentar os serviços disponíveis nos espaços circundantes da universidade”, acrescenta a U.Porto.

A Residência da Asprela é o sétimo projeto da Universidade do Porto aprovado pelo PRR no âmbito do Programa Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, que visa criar 15 mil camas em alojamentos para estudantes do Ensino Superior até 2026.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PRR financia em 6,7 milhões de euros residência universitária da U.Porto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião