BRANDS' Local Online Centro Internacional de Negócios – Um novo paradigma

  • BRANDS'Local Online
  • 22 Março 2023

Sendo a Região Autónoma da Madeira uma região ultraperiférica, assim definida no Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia, é elegível para um auxílio regional ao funcionamento.

Considera-se que o normal funcionamento do mercado e o regime fiscal regra não atingem por si só os objetivos esperados em matéria de coesão da União e é necessária a intervenção estadual para superar os obstáculos à atração ou manutenção de atividades económicas.

O Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM), mais conhecido por Zona Franca da Madeira, é constituído por uma Zona Franca Industrial, um setor de Serviços Internacionais e um Registo Internacional de Navios. Ele foi concebido para fomentar a diversificação da economia e por isso a panóplia de atividades ali permitidas é vasta. As empresas licenciadas para operar no seu âmbito beneficiam de uma taxa de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas reduzida de 5%, entre outros benefícios fiscais. As vantagens do CINM criam condições para que a Madeira seja um espaço atrativo para a localização de empresas.

Recentemente, porém, o CINM enfrentou uma certa desventura face à decisão da Comissão Europeia que concluiu a sua investigação formal no sentido de que uma versão do regime fiscal anterior, o regime III, tal como executado em certos casos, não cumpriu as decisões de aprovação de 2007 e 2013, determinando que Portugal deveria recuperar o auxílio incompativelmente concedido. A República e a Região interpuseram recursos da decisão da Comissão Europeia com vista à sua anulação. Os processos ainda não chegaram ao seu termo.

A nosso ver, seria conveniente que o Tribunal de Justiça da União Europeia tutelasse as legítimas expectativas criadas, derivadas da Lei, de inúmeros pronunciamentos escritos e do comportamento das autoridades nacionais e regionais e da própria prolongada atuação – em rigor ausência de atuação – da Comissão Europeia.

De facto, existe uma justificada situação de confiança a ser protegida. Se se exigia a criação de postos de trabalho, sem mais, o requisito não significava criação de postos de trabalho apenas para trabalhadores residentes ou atuantes na Região e a tempo inteiro, como só recentemente a Comissão veio invocar.

O regime, tal como revisto em 2021, pretende equilibrar a visão tradicional, que enfatiza elementos de segurança jurídica, segundo a qual, salvo quanto à Zona Franca Industrial, é o rendimento de fonte não-portuguesa que pode ser fiscalmente beneficiado, com uma nova perspetiva, que valoriza a equidade económica, segundo a qual o valor acrescentado bruto tem de ser gerado na Região Autónoma da Madeira, os custos anuais de mão-de-obra carecem de aí ser suportados e o volume anual de negócios necessita de aí ser realizado, mitigando a possibilidade de certas atividades serem realizadas de forma extraterritorial, fora da Região.

 

Este equilíbrio dual, qual yang e yin, tem elementos de maior ordenação, mas também de acrescida fluidez, convocando permanente o aplicador da lei para juízos difíceis e de risco, verdadeiramente exigentes. Tendo presente o contexto contencioso com a União Europeia e o reforço inspetivo que dele derivou por parte da Autoridade Tributária, é agora natural que os decisores privilegiem posições mais conservadoras nas áreas de incerteza.

No que toca à mão-de-obra, por um lado, passam a ser contadas as unidades de trabalho-ano, por referência ao período normal de trabalho a tempo inteiro, e são desconsiderados trabalhadores em regimes de cedência temporária ou ocasional, o que aumenta a objetividade dos requisitos. Todavia, a prova de que os trabalhadores exercem atividade efetiva e consistentemente na Região, apesar de aí não residirem – condição eivada de subjetividade – pode colocar dificuldades, fazendo com que a opção mais segura para cumprir o critério é que apenas se contrate quem resida, para efeitos fiscais, na Madeira. No que respeita ao investimento mínimo a realizar, e apesar de a lei continuar a ser omissa, tratando-se de imóveis, há a convicção de que o mesmo deve ocorrer dentro da Região.

O novo regime especifica ainda que quaisquer rendimentos, despesas ou perdas devem ser imputáveis à atividade desenvolvida pela entidade licenciada através de uma estrutura empresarial adequada localizada em Madeira. Este conceito não é definido. No nosso entender, deve aferir-se a presença de elementos de substância e efetividade, na linha da proposta de Diretiva europeia Unshell.

Já estamos para além do combate às meras “caixas postais”. Além de instalações e trabalhadores residentes na Região, serão eventualmente relevantes o nível de experiência dos trabalhadores e gerentes, os seus poderes de decisão e o papel que desempenham na organização. A empresa deve ser capaz de demonstrar que as principais atividades geradoras de receita são realizadas na Região e que a sua efetiva gestão empresarial também aí se localiza.

Em suma, para que o incentivo à atração de empresas funcione na plenitude, e de modo a não pagar o justo pelo pecador, convoca-se doravante um escrutínio muito maior do cumprimento dos requisitos por parte, desde logo, das empresas instaladas. Mas igualmente aos demais intervenientes, incluindo às administrações tributárias regional e estadual, se exige mais complexidade, sofisticação e bom-senso.

Ao longo da sua existência, o CINM tem contribuído de forma clara para a economia regional e nacional, gerando diversas mais-valias económicas e sociais. O seu novo contexto regulatório envolve incertezas. E a realidade recente demonstrou que ao contexto regulatório anterior, que se supunha certo, subjaziam afinal contingências inimagináveis. Ainda assim, estamos convictos que o maior risco a respeito do CINM, para as empresas portuguesas, seria o de não de aproveitar os seus relevantes benefícios. O maior risco é o de não agir, por pretensamente não se querer correr qualquer risco… Pois quem nada arrisca nunca pode vencer.

Ana Isabel Correia, Advogada, RPBA – Sociedade de Advogados, S.P., R.L.

Ricardo da Palma Borges, Advogado, RPBA – Sociedade de Advogados, S.P., R.L

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centro Internacional de Negócios – Um novo paradigma

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião