Agricultores forçam entrada na CCDR do Alentejo e PSP intervém

  • Mariana Marques Tiago e Lusa
  • 24 Março 2023

A manifestação onde estavam centenas de agricultores, em Évora, escalou de tom quando os manifestantes tentaram forçar a entrada na CCDR. Objetivo era entregar o documento da PEPAC aos responsáveis.

Uma manifestação de agricultores, marcada para esta sexta-feira em Évora, escalou de tom quando os manifestantes tentaram forçar a entrada na CCDR (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional), na capital de distrito alentejana. A PSP viu-se obrigada a intervir.

Centenas de agricultores encontravam-se à porta da CCDR com o objetivo de entregar um documento da PEPAC (Plano Estratégico da Política Agrícola Comum) à presidente da comissão. No entanto, alegam os manifestantes, não estava presente nenhum responsável para os receber, o que motivou o descontentamento por parte dos agricultores e uma posterior tentativa de forçar a entrada no edifício.

O documento terá sido entregue por uma delegação que entrou no edifício e foi recebido por uma funcionária. À saída, o grupo trancou a cadeado duas das portas, o que levou a PSP a intervir para as reabrir. Já com os ânimos exaltados e gritos de “bandidos”, alguns forçaram as portas e entraram. Outros, do lado de fora, batiam nas portas de vidro com a intenção de se juntar a quem se encontrava no interior do edifício.

Às televisões, que estavam no local quando a tensão aumentou e captaram o confronto aceso entre polícia e manifestantes, os agricultores descreviam a situação como “uma vergonha”. “Temos o Ministério completamente voltado de costas para nós. A gente tem de criar os nossos filhos e isto é uma bandidagem contra a gente”, dizia um dos manifestantes.

Após o confronto entre manifestantes e polícia, aquelas pessoas que tinham conseguido aceder ao interior do edifício da CCDR do Alentejo acabaram por sair, tendo a marcha retomado o percurso estabelecido pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Agricultores forçam entrada na CCDR do Alentejo e PSP intervém

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião