ANP|WWF e Finerge avançam com restauro ecológico em Coimbra
ANP|WWF e Finerge avançam com restauro ecológico na Ribeira do Sinhel, em Coimbra. Com medidas para tornar esta área de conservação mais resiliente aos incêndios e proteger os recursos hídricos.
Proteger a Ribeira do Sinhel, em Coimbra, e a sua biodiversidade, transformando-a numa área de conservação mais resiliente aos incêndios, mediante uma série de intervenções de melhoria na zona da ribeira e ao nível da vegetação. É este o grande objetivo do projeto Restaurar Alvares, da ANP|WWF com o apoio da Finerge, que vai estar em campo durante três anos. E prevê o restauro de 40 hectares de galerias ripícolas da Ribeira do Sinhel e a proteção de encostas contra incêndios.
A ANP|WWF apresentou esta quinta-feira o projeto Restaurar Alvares para o distrito de Coimbra, que vai ser desenvolvido ao longo de 30 hectares nas encostas da ribeira para proteger os recursos hídricos e a sua biodiversidade. Engloba ainda o restauro dos restantes 10 hectares, ao longo as margens do rio, onde serão plantadas mais espécies ripícolas, de forma a melhorar o habitat envolvente. Esta ONG portuguesa, que trabalha em Portugal em associação com a WWF para conservar a diversidade biológica e os recursos nacionais, já tem vários projetos de restauro ecológicos ativos no país.
Este projeto Restaurar Alvares prevê, assim, a implementação de várias medidas de restauro ecológico, como a limpeza de terrenos para eliminar espécies invasoras, reduzindo o risco de incêndio florestal e beneficiando o desenvolvimento das mesmas.
Queremos apoiar a recuperação da biodiversidade, proteger a floresta contra incêndios e apoiar as comunidades onde operamos, neste caso, a freguesia de Alvares.
“Sendo Alvares uma zona bastante afetada pelos incêndios, é importante existirem projetos que dinamizem as atividades económicas e sociais que dependem desta paisagem florestal para sobreviver, trazendo benefícios para a região e as suas pessoas, bem como benefícios ao nível nacional”, começa por afirmar a diretora executiva da ANP|WWF, Ângela Morgado.
Aliás, reforça a diretora executiva da ANP|WWF, “existe uma necessidade e uma oportunidade para apostar no restauro de Portugal em larga escala, pois só assim se consegue reverter algumas das perdas de natureza e de biodiversidade que já se fazem sentir em várias zonas do país”.
Pedro Norton, CEO da Finerge, destaca que o relevante papel desta holding do Grupo FSI em Portugal. como “ator relevante no combate à crise climática” e na “proteção da biodiversidade“. Mais, reiterou o responsável: “O projeto “Recuperar Alvares” enquadra-se nessa nossa missão. Queremos apoiar a recuperação da biodiversidade, proteger a floresta contra incêndios e apoiar as comunidades onde operamos, neste caso, a freguesia de Alvares”.
A produtora de energia renovável Finerge opera 70 centrais eólicas e 17 parques solares, em mais de 47 concelhos em Portugal e três províncias em Espanha.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
ANP|WWF e Finerge avançam com restauro ecológico em Coimbra
{{ noCommentsLabel }}