Exclusivo Baião converte mosteiro em centro cultural com investimento de 3,7 milhões

Num investimento de 3,7 milhões de euros, a Câmara de Baião converte o Mosteiro de Ancede num novo centro cultural para a região nortenha. Espera atrair 16 mil visitantes por ano até 2025.

Depois de ser “o primeiro município do país” a conquistar o título de destino turístico sustentável, Baião posiciona-se agora na área da cultura com a transformação do Mosteiro de Ancede num centro cultural. O investimento ascende a 3,7 milhões de euros, adiantou ao ECO / Local Online o presidente da autarquia, que espera que a requalificação deste Monumento de Interesse Público, que será inaugurado esta sexta-feira, seja um motor de desenvolvimento da economia local. Paulo Pereira quer atrair 16 mil visitantes anuais até 2025 e ultrapassar as cerca de 78 mil dormidas registadas em 2022.

Esta requalificação do mosteiro, da autoria do prémio Pritzker Siza Vieira, insere-se no âmbito da “estratégia de promoção do concelho e de valorização de ativos turísticos”, começa por frisar o autarca. “Queremos atrair turismo e, assim, contribuir para a dinamização da nossa própria economia local”, completa, frisando a subida desta atividade no concelho. “Entre 2015 e 2022 passámos de 37 mil para 78 mil dormidas, o que representa um crescimento de mais de 100%“, calcula.

Os trabalhos do mosteiro incluem ainda a obra da Igreja Matriz — propriedade da paróquia local –, com projeto da autoria do arquiteto Daniel Vale.

Queremos atrair turismo e, assim, contribuir para a dinamização da nossa própria economia local.

Paulo Pereira

presidente da Câmara Municipal de Baião

O autarca socialista ganha, desta forma, mais um ponto de atração turística no concelho do distrito do Porto. Passa a ter uma nova dinâmica nas vertentes museográfica, educativa e científica, falando na organização de conferências e na criação de residências de investigação com condições de acolhimento de investigadores que queiram estudar o espaço.

“A autarquia comprou o Mosteiro em 1985 e, ao longo dos anos, investiu 1,3 milhões de euros na requalificação dos celeiros e da Casa dos Moços”, resume o edil Paulo Pereira. As atuais obras, que são esta sexta-feira inauguradas com a presença do primeiro-ministro, António Costa, resultam de um investimento de 3,7 milhões, no âmbito do Portugal 2002, o que perfaz um total de cinco milhões de euros.

O mosteiro, cuja origem é anterior à fundação de Portugal, tem sido objeto de várias intervenções, destinadas a conservar, restaurar e reabilitar este espaço nas diversas valências. Atualmente, o monumento contempla um claustro com capacidade para 300 pessoas, um auditório com 80 lugares e espaços de exposição com capacidade para 25 pessoas por hora, além do espaço exterior.

Entre 2015 e 2022 passámos de 37 mil dormidas para 78 mil dormidas, o que representa um crescimento de mais de 100%.

Paulo Pereira

Presidente da Câmara Municipal de Baião

Ao visitar o museu é possível observar, no piso térreo, o conceito de ruína consolidada e, ao nível do primeiro piso, a parte requalificada com os espaços expositivos e culturais. “O elemento reconhecível do Mosteiro é a rosácea da Igreja, claramente medieval ou românica, existindo elementos do Barroco, no qual se destaca a Capela do Bom Despacho”, descreve a autarquia.

Com este projeto, o município mantém a identidade histórica do monumento e recupera a vida de outros tempos, como espaço de cultura e ciência com a mostra de elementos artísticos de elevado valor patrimonial. É o caso do “tríptico flamengo do século XVI de Jos Van Cleef que será exposto na Sacristia, a cruz processional medieval e a capela do Bom Despacho, um exemplo exuberante e único do estilo Barroco em Portugal”, resume ainda o município.

Destaque ainda para uma coleção de Arte Sacra que integra quadros, vários cristos, santos, um relicário com osso de S. Bartolomeu, uma cruz processional e um prato de esmolas da Nuremberga faz parte da coleção permanente do Mosteiro de Ancede, assim como uma exposição com vários objetos.

Rosácea na Igreja Paroquial de Ancede – Complexo do Mosteiro de Ancede

O Centro Cultural tem já agendada a conferência Green Marble 2023 sobre alterações climáticas, um concerto de Pedro Abrunhosa e tem ainda em vista a atuação de músicos internacionais.

Enquanto “Destino Turístico Sustentável”, Baião apresenta ativos como o turismo de natureza e aventura, a Área Regional Protegida da Serra da Aboboreira — juntamente com Marco de Canaveses e Amarante –, património imaterial — cestas de Frende, bengalas de Gestaçô, cantareus e enogastronomia –, ativação do património arqueológico e, agora, o Mosteiro de Ancede Centro Cultural de Baião (MACC).

Paulo Pereira destaca ainda ao ECO/Local Online a importância da quinta que rodeia o Mosteiro de Ancede, ocupando uma área total de 13 hectares que se dividem entre vinha e horta, dando origem a 8.500 garrafas de “Lagar do Convento” (vinho da casta Avesso), assim como hortícolas e frutos que são canalizados para cabazes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Baião converte mosteiro em centro cultural com investimento de 3,7 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião