Antiga Gran Cruz compra quinta na região dos vinhos verdes

Granvinhos aposta na região dos vinhos verdes com aquisição da Quinta de S. Salvador da Torre. No Douro está a construir uma nova adega com capacidade para vinificar mais de 8.000 toneladas de uva.

Depois do processo de fusão e da nova denominação adotada pelo antigo grupo Gran Cruz, a Granvinhos vem agora anunciar o alargamento da sua atuação e presença noutras regiões vinícolas do país, com a aquisição da Quinta de S. Salvador da Torre, com um total de 37 hectares na região dos Vinhos Verdes. Na calha está igualmente a construção de uma adega na Quinta do Cedro (Peso da Régua), com capacidade para vinificar mais de 8.000 toneladas de uva.

“Acredito no futuro do Vinho Verde, e em particular das castas alvarinho e loureiro, um produto muito bem adaptado aos novos tempos e hábitos de consumo, que necessita, contudo, de ser valorizado pela ligação às respetivas zonas de produção, bem como à dieta atlântica, na qual Portugal tem uma oferta ímpar”, refere Jorge Dias, diretor geral da Granvinhos.

Esta propriedade agrícola, com 30 hectares de vinha das castas loureiro e alvarinho, foi adquirida alguns meses depois das negociações com o Grupo Soja de Portugal e consequente aquisição da sociedade Agromar, S.A — que detém esta Quinta, no Vale do Lima, no concelho de Viana do Castelo.

Também conhecida como Quinta de Santo Isidoro, a Quinta de S. Salvador da Torre localiza-se na margem direita do Rio Lima e tem mais de 400 anos de existência, possuindo um casa senhorial datada de 1685.

Acredito no futuro do Vinho Verde, e em particular das castas alvarinho e loureiro, um produto muito bem adaptado aos novos tempos e hábitos de consumo, que necessita, contudo, de ser valorizado pela ligação às respetivas zonas de produção.

Jorge Dias

Diretor geral da Granvinhos

Esta quinta era explorada pela Agromar, em parceria com Anselmo Mendes. Um modelo que será “mantido nos próximos anos”, concretizando-se, assim, o primeiro projeto conjunto entre aquele enólogo e Jorge Dias, diretor geral da Granvinhos.

O desenvolvimento do projeto da Quinta de S. Salvador da Torre passa, como resultado dessa parceria, pela exploração do potencial da casta loureiro e consequente lançamento de um novo vinho daquela casta loureiro 2024. Em vista está também a requalificação do espaço do ponto de vista patrimonial.

Adega sustentável na Régua

No âmbito da estratégia de crescimento do grupo, o novo centro de vinificação da Granvinhos no concelho da Régua vai estar equipado com tecnologia adaptada à produção de vinho do Douro e vinho do Porto. A adega insere-se na Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial “Vine and Wine Portugal”, que a Granvinhos lidera no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência português (PRR).

Ainda no âmbito da estratégia de expansão, a Granvinhos passou a deter, em janeiro deste ano, o controlo acionista da empresa Vicente Faria Vinhos, S.A., através da aquisição de 60% do capital social daquela sociedade que é a segunda maior empresa exportadora de Vinho do Douro.

“Uma aquisição que trouxe à Granvinhos um peso ainda mais significativo na comercialização de vinhos do Douro, além da diversificação da sua ação a outras regiões, passando assim a comercializar Vinho Verde e Vinho de Lisboa, num total de mais de quatro milhões de garrafas por ano“, adianta a empresa.

Outra aquisição da Granvinhos foram as Caves Borlido, com a marca tradicional portuguesa Albergaria, criada em 1972, e que “comercializa dois dos licores portugueses mais populares no mercado nacional: o Licor de Amêndoa Amarga e o Licor de Ginja, com vendas superiores a um milhão de garrafas por ano”, prossegue a empresa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Antiga Gran Cruz compra quinta na região dos vinhos verdes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião