Presidente da Câmara de Mira é candidato ao Turismo do Centro

  • Lusa
  • 29 Maio 2023

Presidente da Câmara de Mira candidata-se ao Turismo do Centro nas eleições em julho e o atual líder desta entidade regional, Pedro Machado, é candidato à assembleia-geral.

“Depois de ouvir muitas pessoas ligadas à área do turismo e muitos autarcas, e ter sido lançado o desafio por algumas dessas pessoas, alguns players nesta área do turismo, decidi avançar [com a candidatura à presidência do Turismo do Centro]”, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida.

O autarca entende que reúne todas as condições “para poder prosseguir o excelente trabalho que tem sido feito na região de Turismo do Centro nos últimos anos [com] uma forte dinâmica, um forte crescimento”. Candidata-se, por isso, ao Turismo do Centro nas eleições em julho e o atual líder desta entidade regional, Pedro Machado — que não se pode recandidatar a um terceiro mandato –, vai ser candidato à assembleia-geral na mesma lista.

Reiterando que foi feito “um grande trabalho” nos últimos anos no Turismo do Centro, Raul Almeida referiu que o convidou a integrar a sua equipa como candidato à assembleia-geral. “Aceitou e, para nós, é uma garantia da continuidade e uma garantia, também, de ele poder partilhar todo o seu conhecimento e os contributos que deu à região”, realçou.

Entre os objetivos que pretende concretizar, o candidato apontou o aumento dos dias que os turistas permanecem na região e o crescimento do rendimento médio por quarto disponível (RevPAR). Por outro lado, Raul Almeida apontou o “desafio da sustentabilidade” ambiental e financeira.

É um grande desafio [a falta de mão-de-obra] que temos com os privados.

Raul Almeida

Presidente da Câmara Municipal de Mira

O autarca explicou que uma situação que o “preocupa muito” prende-se com a “falta de mão-de-obra”, seja qualificada ou indiferenciada, nas áreas da restauração e hotelaria. “É um grande desafio [a falta de mão-de-obra] que temos com os privados”, admitiu, acrescentando que a continuidade da digitalização e a promoção do destino são, também, “algumas das linhas” do seu programa.

Raul Almeida, de 52 anos, é licenciado em Direito. Foi eleito presidente da Câmara Municipal de Mira, no distrito de Coimbra, em 2013, e reeleito em 2017 e em 2021, pelo PSD. Está impedido de se recandidatar a um quarto mandato. Se for eleito presidente da comissão executiva da Entidade Regional de Turismo do Centro Turismo, o autarca renuncia ao cargo de presidente da edilidade.

O Turismo do Centro abrange as regiões da Beira Baixa, Coimbra, Leiria, Médio Tejo, Oeste, Ria de Aveiro, Serra da Estrela e Viseu Dão Lafões, num total de 100 concelhos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente da Câmara de Mira é candidato ao Turismo do Centro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião