Mais de 150 jovens cientistas competem na Alfândega do Porto pelo projeto mais inovador

Mostra Nacional de Ciência regressa à Alfândega do Porto para apresentar 69 projetos de mais de 150 jovens cientistas. Os melhores projetos concorrem a um prémio de 4.000 euros.

Mais de 150 jovens cientistas nacionais e internacionais estão reunidos na Alfândega do Porto para apresentar 69 projetos científicos, no âmbito da Mostra Nacional de Ciência. O evento, que começou dia 1 de junho e decorre até sábado, 3 de junho, é organizado pela Fundação da Juventude e assume-se como o maior evento de ciência dedicado aos jovens em Portugal.

Um estudo sobre a transformação de beatas em armações de óculos, uma pulseira que avisa os pais quando os filhos entram na água, um ecoponto de divide o lixo “sozinho” ou um creme anti-acne com base em desperdícios de camarão. Estes foram alguns dos projetos selecionados.

Os jovens cientistas são oriundos de Norte a Sul do país, incluindo as ilhas, mas também de outros países, como Brasil, Luxemburgo, Itália ou Moçambique. “Ao longo do último ano, estiveram a desenvolver, dentro e fora das salas de aula, verdadeiros “projetos científicos” nas áreas da química, biologia, ciências da terra, engenharia, mas também ciências sociais e económicas”, diz a Fundação da Juventude, em comunicado.

Durante a Mostra Nacional de Ciência, que já vai na 17ª edição, os projetos são avaliados por um júri de especialistas. Os melhores projetos concorrem para os mais de 4.000 euros em prémios monetários e a possibilidade de representar Portugal nos maiores concursos de ciência do mundo. O evento conta ainda com conferências, workshops e ações de formação para professores.

A Fundação da Juventude é uma instituição privada, de interesse público, sem fins lucrativos, focada nos interesses dos jovens, nomeadamente na sua formação profissional, desenvolvimento social e cultural e inserção destes no mercado de trabalho. Foi criada em 1989, por 21 instituições públicas e privadas e declarada instituição de utilidade pública, em março de 1990. De âmbito nacional, a Fundação da Juventude tem sede na cidade do Porto, contando com uma delegação na Região de Lisboa e Vale do Tejo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de 150 jovens cientistas competem na Alfândega do Porto pelo projeto mais inovador

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião