Universidade do Algarve renova residências de estudantes com a ajuda de Bruxelas

  • Lusa
  • 29 Junho 2023

Universidade do Algarve renova três residências universitárias, num investimento de três milhões de euros, que será pago em 80% com a ajuda de Bruxelas, revelou a instituição de ensino.

A Universidade do Algarve (UAlg) está a investir três milhões de euros na renovação de três residências universitárias, que será pago em 80% com a ajuda de Bruxelas, para aumentar a eficiência energética e melhorar as condições de qualidade de vida dos estudantes.

Segundo a UAlg, “as intervenções de renovação dos edifícios” começaram no início de junho, tendo como “preocupação” uma “adequada preservação e valorização da preexistência, bem como a sua conjugação com a melhoria das condições de bem-estar e qualidade de vida” dos estudantes afetados.

“Esta fase de intervenções, que incidirá sobre 237 camas, contribuirá, assim, para dar uma resposta integrada e de longo prazo aos estudantes do ensino superior que se encontram deslocados do local da sua residência”, refere a nota.

Além do reforço estrutural, estas intervenções incidirão sobretudo no comportamento térmico e no aumento da eficiência energética, conciliando os objetivos de uma gestão racional do consumo de energia, com a garantia de conforto e salubridade do edifício.

Universidade do Algarve

A universidade algarvia explica que “decidiu concentrar as referidas intervenções neste período, por forma a causar menos constrangimentos no normal funcionamento da vida académica”.

De acordo com a UAlg, todos os estudantes foram informados dos procedimentos em curso no início da celebração do contrato de arrendamento e foi garantido alojamento ou realojamento a todos os que dele necessitassem durante o mês de junho, sem qualquer custo adicional.

“Além do reforço estrutural, estas intervenções incidirão sobretudo no comportamento térmico e no aumento da eficiência energética, conciliando os objetivos de uma gestão racional do consumo de energia, com a garantia de conforto e salubridade do edifício”, descreve a instituição académica.

A UAlg explica que a reformulação das instalações sanitárias nas três residências também está contemplada e que, de forma a promover a eficiência hídrica, para além da intervenção na rede de adução de água e de drenagem de águas residuais, pretende-se substituir os dispositivos de uso de água por outros mais eficientes, com economizadores de água nos chuveiros, lava-loiças e torneiras.

Segundo números da instituição, a UAlg tem atualmente cerca de 10 mil estudantes, 20% dos quais internacionais, oriundos de mais de 90 nacionalidades, sendo o Brasil o país com maior representatividade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Universidade do Algarve renova residências de estudantes com a ajuda de Bruxelas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião