Universidade de Coimbra fecha acordo de licenciamento de nova tecnologia na área automóvel

Universidade de Coimbra e Soplast fazem desenvolvimento conjunto de demonstrador tecnológico para a indústria automóvel, para "prova de conceito" junto do tecido económico e empresarial internacional.

A Universidade de Coimbra (UC) e a Soplast, fabricante de componentes para o setor automóvel, assinaram um acordo de licenciamento de uma nova tecnologia na área automóvel e da mobilidade. Trata-se do desenvolvimento conjunto de um demonstrador tecnológico para a indústria automóvel, para prova de conceito junto do tecido económico e empresarial internacional.

O protótipo desenvolvido – uma nova geração de eletrónica impressa elástica para integração num cockpit automóvel – foi apresentado nas edições de 2022 e 2023 da maior feira industrial do mundo, a Hannover Messe, sendo um exemplo de sucesso de transferência de tecnologia do universo científico para a indústria no panorama nacional.

“O sucesso da Soplast será o nosso sucesso e será o sucesso do trabalho do investigador Mahmoud Tavakoli, que vê o seu trabalho novamente reconhecido pela sociedade e pelas empresas”, afirmou o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, citado no site da UC.

Para o CEO da Soplast, Henrique Rézio, “o sucesso deste projeto de cooperação deveu-se à partilha dos mesmos valores e à comunicação e coordenação permanente”. O gestor projeta ainda os passos seguintes: “um caminho repleto de desafios”, para “validar e industrializar uma invenção num setor altamente competitivo”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Universidade de Coimbra fecha acordo de licenciamento de nova tecnologia na área automóvel

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião