Vanguard compra fábrica da Saint-Gobain em Santo Tirso por 12 milhões

A Covipor que fatura 20 milhões de euros e emprega 100 pessoas em Santo Tirso foi comprada pela Vanguard. É o terceiro investimento da promotora imobiliária na construção industrial portuguesa.

A Vanguard Properties, em consórcio com a Permanente, holding portuguesa de José Maria Ferreira, anunciaram a aquisição da portuguesa Covipor, que atua no setor do vidro para construção civil, aos franceses da Saint-Gobain por 12 milhões de euros, apurou o ECO/Local Online. A aquisição aguarda aprovação da Autoridade da Concorrência.

“É com enorme satisfação que damos as boas-vindas à Covipor. Trabalhamos arduamente para que os nossos projetos sejam reconhecidos mundialmente e é, para nós, um orgulho enorme que contribuam para a economia nacional na sua fase de projeto e execução, recorrendo a matérias-primas e conhecimento português”, diz José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties, citado em comunicado.

Localizada em Santo Tirso, a Companhia Vidreira do Porto (Covipor), que pertencia à Saint-Gobain, fatura 20 milhões de euros por ano, emprega cerca de 100 trabalhadores, e é uma referência nas áreas da transformação e distribuição de vidro plano e montagem em obra, dirigido principalmente para os mercados da construção civil e decoração.

Para José Maria Ferreira, “esta aquisição acontece no âmbito de uma estratégia já pensada e analisada há algum tempo, no sentido de reforçar a sua visão e desejo de projetar o universo da construção para um patamar que sirva as necessidades do futuro e se adapte à evolução e inovação que vários outros setores têm alcançado”, afirma em comunicado.

Da esquerda para a direita: José Maria Ferreira (Permanente S.A.), José Martos (CEO Saint-Gobain Portugal) e José Cardoso Botelho (diretor-geral da Vanguard)

Desde 2021, este é o terceiro investimento estratégico da Vanguard Properties na construção industrial portuguesa. Esta operação cimenta a aposta da divisão de private-equity da Vanguard no setor da construção industrial portuguesa, estratégico para o desenvolvimento dos projetos futuros e em execução, nomeadamente o Terras da Comporta e o Muda Reserve. Em 2021 e 2023, a Vanguard Properties investiu 55 milhões nas empresas KŌZŌWOOD (Esponsende) e ECOSTEEL (Póvoa do Varzim), respetivamente.

No âmbito do consórcio formado com a Permanente S.A., detida por José Maria Ferreira, sócio da promotora na ECOSTEEL, a “Vanguard Properties assegura autonomamente a produção de vidro temperado e de vidro duplo para os seus edifícios de luxo”, diz a promotora.

A Vanguard conta neste momento no seu portefólio “com 22 projetos, urbanos e turísticos”, que se localizam em Lisboa, Oeiras, Algarve e Comporta e somam “uma área bruta de construção de cerca de mil milhões de metros quadrados acima do solo” e um investimento total de cerca de 1,2 mil milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vanguard compra fábrica da Saint-Gobain em Santo Tirso por 12 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião