Câmara de Ílhavo instala painéis fotovoltaicos nos Paços do Concelho

  • Lusa
  • 10 Julho 2023

Câmara de Ílhavo deverá poupar 371 mil euros e reduzir metade do consumo de energia da rede pública com a instalação de painéis fotovoltaicos.

A Câmara Municipal de Ílhavo está a instalar painéis fotovoltaicos nos Paços do Concelho, sendo a primeira Unidade de Produção para Autoconsumo Coletivo de âmbito municipal, aprovada pela Direção-Geral de Energia e Geologia. A autarquia estima conseguir uma redução de cerca de metade do consumo de energia da rede pública, segundo avança numa nota de imprensa.

“O sistema fotovoltaico, a instalar no edifício Paços do Concelho, permitirá a produção de energia não só para abastecer este edifício, como também a Casa da Cultura, permitindo uma redução de consumo da rede elétrica pública anual em cerca de 56%, que se traduz na poupança de 371 mil euros e na diminuição de 1.846 toneladas de dióxido de carbono”, refere.

Segundo a Câmara de Ílhavo, a instalação de painéis fotovoltaicos é feita “sem qualquer custo de investimento inicial” e no final do contrato, cujo prazo é de 10 anos, os equipamentos instalados “revertem para o município de Ílhavo sem qualquer custo adicional”.

O sistema fotovoltaico, a instalar no edifício Paços do Concelho, permitirá a produção de energia não só para abastecer este edifício, como também a Casa da Cultura, permitindo uma redução de consumo da rede elétrica pública anual em cerca de 56%, que se traduz na poupança de 371 mil euros e na diminuição de 1.846 toneladas de dióxido de carbono.

Câmara Municipal de Ílhavo

A autarquia está apostada “na produção descentralizada de eletricidade a partir de painéis fotovoltaicos e na partilha de energia na comunidade”.

O município de Ílhavo “irá instalar infraestruturas de comunicações, sensores e outros equipamentos de pequeno porte, no espaço urbano e em edifícios públicos, no âmbito do projeto “Comunidade de energia Solar – COMSOLVE”, adianta a autarquia num comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Câmara de Ílhavo instala painéis fotovoltaicos nos Paços do Concelho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião