Reabilitação do Castelo da Feira vai custar quase cinco milhões de euros

Reabilitação da muralha do Castelo da Feira deverá estar concluída entre setembro e outubro deste ano. Mas a autarquia quer ainda reabilitar e mobilar o monumento para o tornar mais atrativo.

Castelo de Santa Maria da FeiraCâmara Municipal de Santa Maria da Feira

A muralha do Castelo de Santa Maria da Feira está a ser reabilitada, num investimento de 700 mil euros, financiado por fundos comunitários. Para além desta intervenção, a autarquia tem um projeto para requalificar e mobilar o Castelo, no valor de quatro milhões de euros. O município feirense quer tornar este monumento nacional mais atrativo e acessível a todos, assim como adaptá-lo de modo a acolher eventos artísticos e culturais.

“A obra, que está em curso, é só para segurar a muralha que estava com problemas e com uma fissura grande. Orçada em 700 mil euros, a empreitada deverá ficar concluída entre setembro e outubro deste ano”, conta ao ECO/Local Online, o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa.

Para além da requalificação da muralha, está ainda previsto um novo projeto para reabilitar e mobilar o castelo, um investimento que ronda os quatro milhões de euros, avança o autarca, referindo que este monumento “será integralmente recuperado e adaptado para acolher eventos de índole artística e cultural”.

“Há espaços que estão degradados, como a torre de menagem, e existem outros que queremos tornar visitáveis, como o poço. Na parte de trás da tenalha, já temos aprovado pela Direção Geral do Património Cultural aproveitar um espaço que estava desaproveitado e criar um pequeno espaço de eventos e tornar acessível o castelo para todos“, adianta o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa. “Queremos fazer obras, já temos o projeto pronto para facilitar a acessibilidade a todos. Para além do mais, queremos mobilar o castelo para o tornar mais atrativo”, completa.

Este projeto ainda não tem financiamento, mas vamos tentar obter fundos comunitários para a reabilitação; até porque o castelo é património nacional.

Emídio Sousa

Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira

O autarca diz que o projeto, liderado pelo arquiteto Hélder Casal Ribeiro, da Faculdade de Arquitetura do Porto, está pronto, apesar de a versão final ainda não ter sido apresentada. “O projeto ainda tem de ser aprovado; será lançado o concurso público, no próximo ano, e as obras deverão arrancar, no máximo, daqui a três anos”, avança Emídio Sousa.

O projeto de reabilitação ainda não tem financiamento, mas o presidente da autarquia está confiante de que vai conseguir fundos comunitários para a empreitada, justificando com o facto de “o castelo ser património nacional”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reabilitação do Castelo da Feira vai custar quase cinco milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião