Investidores da Noruega avaliam projetos de economia azul em Viana do Castelo
Um total de 15 empresários noruegueses vieram a Viana do Castelo, descrita como “a pérola do offshore”, conhecer os investimentos na área das energias renováveis e o plano de expansão portuário.
Uma delegação de 15 empresários noruegueses, acompanhada pela chefe de missão adjunta da Embaixada da Noruega em Portugal, Karina Asbjørnsen, esteve esta sexta-feira em Viana do Castelo para visitar vários investimentos neste município do Alto Minho. A começar pelo Porto de Mar, que vai ser expandido em 48 hectares.
O objetivo desta iniciativa prende-se com a ligação entre da Noruega a Portugal através de parcerias empresariais, estando na agenda destes investidores nórdicos as mais de duas décadas de experiência “pioneira” de Viana do Castelo na área das energias renováveis e offshore, com uma zona livre de testes para este tipo de projetos.
Classificada pela delegação norueguesa como a “pérola do offshore”, segundo o relato feito pelo município minhoto, Viana do Castelo tem estado na linha da frente da chamada economia azul, que tem alavancado o desenvolvimento económico do concelho, como sublinhou o presidente da Câmara, Luís Nobre. Por outro lado, destacou as parcerias existentes entre Portugal e a Noruega como “fundamentais para futuros entendimentos”.
Na presença também do secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, ex-autarca de Viana do Castelo, foi lembrado aos visitantes noruegueses que Portugal estabeleceu o “ambicioso objetivo” de 10 GW de energia eólica offshore até 2030. Miguel Marques, consultor da Skipper&Wool, fez uma breve apresentação sobre o Plano de Ação da Agenda do Mar 2030.
“Pretende consolidar todos os domínios identificados e as potencialidades do território, materializando ainda todas as iniciativas e projetos desenvolvidos pelo projeto Centro de Mar e que levou à criação de um grupo de trabalho com diversas entidades ligadas ao tema do mar em diferentes domínios – investigação e desenvolvimento, pesca, náutica, turismo e hotelaria, entre outros”, descreveu o município, em comunicado enviado às redações.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Investidores da Noruega avaliam projetos de economia azul em Viana do Castelo
{{ noCommentsLabel }}