A Rádio Comercial manteve-se como a rádio mais ouvida no país na quarta vaga do Bareme Rádio, embora tenha reduzido a audiência acumulada de véspera (AAV) em 1,9 pontos percentuais face à vaga anterior, para 19,7%. A estação liderada por Pedro Ribeiro conquistou um reach semanal de 39,1% e um share de audiência de 26%.
A segunda posição continua a ser ocupada pela RFM, com uma AAV de 16,5% – numa quebra de 2,5 pp em relação à vaga de setembro – um reach semanal de 36,5% e um share de audiência de 22,3%.
Já a M80 mantém-se também como a terceira rádio mais ouvida, com uma AAV de 8,5% (subindo assim 0,3 pp), um reach semanal de 20% e um share de audiência de 9,3%.
Na tabela, segue-se a Rádio Renascença com uma AAV de 6,2% (mais 0,3 pp), a Cidade FM com 5,5% de AAV (mais 0,9 pp) e a Antena 1, com a rádio do grupo RTP a manter uma AAV em 4,3%.
Surge de seguida a TSF (3,5% AAV), a Mega Hits (3,3% AAV), a Antena 3 (2% AAV) e a Smooth FM (1,5% AAV), a encerrar o top 10.
A Rádio Observador (1,4%), a Rádio Nova Era (0,8%) e as rádios Meo Sudoeste, Antena 2 e Orbital – as três com 0,7% de AAV – são as restantes estações que surgem nesta quarta vaga do estudo produzido pela Marktest.
Analisando por grupos, o conjunto de rádios da Bauer Media Áudio Portugal obteve uma AAV de 30,8%, um reach semanal de 54,4% e um share de audiência de 41,2%. A Renascença Multimédia fecha o mesmo período com uma AAV de 23,8%, um reach semanal de 49,8% e um share de audiência de 30,9%.
Já as três estações do grupo RTP conquistaram uma AAV de 6,8%, um reach semanal de 13,7% e um share de audiência de 6,8%.
As entrevistas que integram esta quarta vaga do ano do Bareme Rádio, o estudo regular de audiências elaborado pela Marktest, foram recolhidas entre 3 de maio e 27 de setembro.
A AAV, recorde-se, é o número ou percentagem de indivíduos que escutaram uma estação, no período de um dia, independentemente do tempo despendido. O reach semanal mede o número ou percentagem de indivíduos que escutaram uma estação de rádio, no período de uma semana (sete dias), independentemente do tempo despendido, e o share de audiência é a percentagem de tempo despendido, por um conjunto de indivíduos, na escuta de uma estação, relativamente ao tempo total de audição de Rádio, num dado período.