Lisboa é Capital Europeia da Inovação 2023

"Este prémio vai ser investido pela Unicorn Factory para desenvolver projetos de inovação social e no combate à exclusão, usando a tecnologia como elevador social”, diz Carlos Moedas.

Lisboa arrecadou esta segunda-feira o título de Capital Europeia da Inovação 2023 depois de estar na corrida com as cidades de Lviv (Ucrânia) e Varsóvia (Polónia). O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, recebeu o galardão numa cerimónia que decorreu em Marselha. Atribuída pela Comissão Europeia, esta distinção no valor de um milhão de euros vem reconhecer as cidades que mais e melhor promovem a inovação nas respetivas comunidades.

Este prémio [um milhão de euros] vai ser investido pela Unicorn Factory para desenvolver projetos de inovação social e no combate à exclusão, usando a tecnologia como elevador social”, afirmou Carlos Moedas, citado na mesma nota. “Gostava que este um milhão de euros fosse aplicado na inovação que muda a vida das pessoas”, frisa.

“Em apenas dois anos, a Unicorn Factory Lisboa atraiu 54 novos centros tecnológicos para Lisboa vindos de 23 países, anunciou 10.000 postos de trabalho, lançou 13 programas de incubação e aceleração, triplicou o número de startups incubadas e posicionou a cidade em indústrias tão distintas como a saúde digital, as tecnologias Web 3 ou a inteligência artificial”, destaca a autarquia em comunicado.

O projeto da Unicorn Factory foi a base da candidatura de Lisboa aos prémios iCapital que distinguem todos os anos as cidades mais inovadoras da Europa.

“Hoje, graças ao sucesso da Fábrica de Unicórnios, Lisboa venceu o prémio mais conceituado para uma cidade europeia”, frisa o autarca social-democrata. “Este prémio era um sonho, que tantos acharam impossível, mas que hoje trazemos para Lisboa”, conclui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa é Capital Europeia da Inovação 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião