ANJE e IPDJ ensinam empreendedorismo a 6 mil alunos do Secundário

ANJE e IPDJ pretendem alargar a 300 mil estudantes do Ensino Secundário de todo o país um programa de ensino de empreendeorismo e literacia financeira, que chega para já a 6.000 alunos.

Um programa de empreendedorismo e literacia financeira já arrancou com uma fase piloto com 6.000 alunos de 22 escolas secundárias, e o objetivo final é abranger 300 mil jovens de todo o país. Numa iniciativa da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), o projeto NextGen by ANJE surge no seguimento da carta de recomendações que a associação entregou ao Governo depois de ouvir cerca de 400 jovens em todo o país.

Numa primeira fase, o projeto NextGen by ANJE vai fazer um périplo por 22 escolas secundárias do país, incluindo as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores. Os seis mil estudantes abrangidos terão a oportunidade de se debruçarem sobre os mais variados temas económicos, desde finanças pessoais, orçamentos, poupança, investimento até à importância das decisões financeiras e do sistema tributário.

Aumentar a participação cívica e empresarial dos jovens, conferir literacia financeira e empreendedora nas escolas, comunicar com e para os jovens, e realizar a transição geracional dos decisores são necessidades urgentes em Portugal.

Alexandre Meireles

Presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE)

“Aumentar a participação cívica e empresarial dos jovens, conferir literacia financeira e empreendedora nas escolas, comunicar com e para os jovens, e realizar a transição geracional dos decisores são necessidades urgentes em Portugal”, defende o presidente da ANJE. Alexandre Meireles realça, por isso, a importância dos jovens saberem “identificar as oportunidades, apostar na inovação e não temer os riscos”.

Os alunos vão poder tomar conhecimento, através do programa, dos apoios e incentivos nacionais e europeus que existem. Para o secretário de Estado da Juventude e Desporto, Paulo Correia, é preciso “fazer chegar o espírito empreendedor aos mais jovens” de todo o país.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ANJE e IPDJ ensinam empreendedorismo a 6 mil alunos do Secundário

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião