ANJE faz-se à estrada para promover empreendedorismo no interior

Carrinha de pão de forma da associação de jovens empresários arranca já este domingo em Viseu e termina e Vouzela.

A ANJE meteu-se à estrada numa carrinha pão de forma para promover o empreendedorismo no interior. A viagem arranca já este domingo, 10 de setembro, em Viseu, e termina no próximo dia 23 em Vouzela. Depois do périplo pela região norte, a associação empresarial promete “não ficar por aqui”.

O desafio para o roadshow partiu da CIM Viseu Dão Lafões. “Estamos e entrar num novo ciclo económico. Precisamos de agitar as águas nos territórios e o interior tem um potencial de desenvolvimento fundamental para o país. O objetivo é chegar ao maior número possível de empreendedores locais, promover o espírito empresarial, a criação de empresas e de empregos“, justifica Alexandre Meireles, presidente da ANJE, ao ECO.

Para isso, a equipa da ANJE fez-se à estrada numa carrinha pão de forma. A metáfora perfeita para a vida de um empreendedor. “Não há boas decisões sem conhecer o terreno e sem resiliência. Estas carrinhas são conhecidas por transportar aventureiros em viagens longas, de muitos quilómetros. Não há sucesso sem arrojo, sem ultrapassar os desafios. As carrinhas pão de forma são o veículo de excelência para encarar a aventura, acolhendo os viajantes em quaisquer terrenos, deixando para trás os obstáculos”, justifica.

“A vida de um empreendedor é uma vida desafiante, sempre com o objetivo de chegar longe. O Departamento de Empreendedorismo da ANJE quis usar esta imagem para comunicar melhor o que é ser empreendedor e eu creio que vai funcionar muito bem. E a CIM de Viseu Dão Lafões (este projeto também conta com o Instituto Politécnico de Viseu e com a AIRV) agarrou a ideia com todas as suas forças”, continua o presidente da ANJE.

Calendário da iniciativa:

Uma iniciativa que nasce no âmbito do “Concurso de Ideias de Negócio” levado a cabo pela CIM Viseu Dão Lafões, que leva a cabo ainda ações como a “Wanted Escolas Empreendedoras” e “Conferências Teen” com um objetivo: afirmar a região como “um espaço atrativo e acolhedor para ideias de negócio inovadoras, dotado de infraestruturas, serviços de qualidade e know-how, capaz de dar soluções modernas e eficazes às necessidades dos investidores e agentes económicos”, diz Nuno Martinho, secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões.

“No curto e médio prazo procuramos afirmar Viseu Dão Lafões enquanto um espaço atrativo e acolhedor para ideias de negócio inovadoras, dotado de infraestruturas, serviços de qualidade e know-how, capaz de dar soluções modernas e eficazes às necessidades dos investidores e agentes económicos”, continua. “Estamos comprometidos em proporcionar as ferramentas e as competências necessárias para que os nossos jovens estejam mais bem preparados para o futuro e tenham as condições ideais para ver as suas ideias germinar, ganhar raízes e, quem sabe, partindo desta região, se afirmarem a nível global, contribuindo para o crescimento da região e do país”, reforça.

O que está previsto?

Quizzes, oferecendo brindes e sorteando prémios e interação com os “vários stakeholders de empreendedorismo da região – porque o país precisa de todos para assegurar que é competitivo” são algumas das atividades previstas em cada paragem do roadshow que tem como objetivo impactar dois públicos distintos.

“Aos jovens, dos 16 aos 23, vamos apresentar o empreendedorismo como uma alternativa a um emprego tradicional, clássico. O empreendedorismo é um estado de alma, que pode ser desenvolvido por conta própria ou numa empresa. Mas pressupõe uma forma de autonomia e de agarrar os projetos que facilita os resultados. É isso que queremos passar às pessoas”, adianta Alexandre Meireles.

Junto da população com mais de 23 anos, o objetivo é outro: recolha de dados. “Queremos saber quais as áreas com potencial de desenvolvimento no território, recolhendo informação de qualidade no terreno para apoiarmos o desenvolvimento de políticas económicas na região“, esclarece o presidente da ANJE.

O modelo foi criado para Viseu Dão Lafões, mas a associação de jovens empresários admite estender a iniciativa a outras zonas do país, pois tem “sido desafiada para avançar com iniciativas similares noutras regiões.”

“As autarquias percebem bem o momento de viragem em que estamos: é preciso fixar a população nos territórios; é preciso manter a criação de valor nos territórios; é fundamental aproveitar a indústria criativa e a cultura local para reforçar o posicionamento das marcas – sobretudo para as marcas que pretendem ser globais. Não vamos ficar por aqui”, promete Alexandre Meireles.

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