Município de Guimarães cria Conselho Consultivo do Turismo
Conselho Consultivo do Turismo vai funcionar como uma plataforma de colaboração entre entidades públicas, privadas e instituições de ensino, com o objetivo de alavancar ainda mais o setor na região.
Classificada como Património Mundial pela Unesco em 2001, a cidade de Guimarães vai passar a ter um Conselho Consultivo do Turismo. A decisão saiu da reunião do executivo municipal e “marcará um novo capítulo na estratégia de desenvolvimento turístico do concelho, reforçando o seu posicionamento como destino de excelência, capaz de oferecer experiências únicas aos visitantes”, afirma o vereador Paulo Lopes Silva.
Este órgão consultivo é constituído por representantes da autarquia, da Assembleia Municipal, de instituições de ensino, de organismos públicos, assim como de diversas associações e empresas ligadas ao turismo. Vai funcionar como uma plataforma de colaboração entre entidades públicas, privadas e instituições de ensino, com o objetivo de alavancar ainda mais o setor turístico na região.
Paulo Lopes Silva considera ainda que o Conselho Consultivo do Turismo será um “instrumento importante na promoção da colaboração e coordenação de esforços” entre os diversos agentes do setor, procurando “potenciar o desenvolvimento sustentável do turismo em Guimarães”.
Este Conselho Consultivo do Turismo “terá como principal missão propor e implementar ações que promovam o desenvolvimento sustentável do turismo local e regional”. Deverá apreciar propostas estratégicas, promover parcerias com entidades nacionais e internacionais, além da colaborar na monitorização da atividade turística da região.
Guimarães obteve a classificação como Património Mundial pela Unesco em 2001 e, em 2023, conquistou a extensão da área classificada à Zona de Couros. Já foi Capital Europeia da Cultura, em 2012, e Cidade Europeia do Desporto, em 2013.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Município de Guimarães cria Conselho Consultivo do Turismo
{{ noCommentsLabel }}