BRANDS' Local Online Associação Comercial lança Senado do Porto como órgão consultivo e debate a competitividade da região Norte

  • BRANDS'Local Online
  • 15 Abril 2024

O objetivo é ouvir vozes distintas da sociedade civil, provenientes de vários setores de atividade, sobre os temas e as iniciativas mais relevantes para a cidade do Porto e região.

Senado do Porto. Assim se designa o órgão consultivo da Associação Comercial do Porto – Câmara de Comércio e Indústria (ACP-CCIP), que foi recentemente reabilitado e que tem, como objetivo central, ouvir vozes distintas da sociedade civil, provenientes de vários setores de atividade, sobre os temas e as iniciativas mais relevantes para a cidade e região.

O grupo escolhido pela direção da ACP-CCIP integra 21 individualidades de reconhecido mérito nas suas áreas de trabalho e assegura, não apenas a diversidade de experiências e contextos que se impõem a um órgão consultivo, como também um ecletismo assinalável na idade e no género dos seus membros.

“Fazem parte, deste grupo, empresários, gestores, médicos, engenheiros e arquitetos, que têm, em comum, um perfil empreendedor e liderante nas respetivas profissões”, assinala Nuno Botelho, presidente da ACP-CCIP. O dirigente considera que “o capital de conhecimento e massa crítica” do Senado do Porto “irá trazer novas perspetivas para os desafios económicos da região e contribuir, ao mesmo tempo, para a evolução da própria Associação Comercial, no ano em que a instituição assinala 190 anos de história”.

O órgão será provisoriamente coordenado pelo presidente da Associação Comercial do Porto, no primeiro ano de funcionamento, após o qual será eleita uma liderança entre os pares

Na primeira reunião do Senado do Porto, esteve em destaque o tema da competitividade económica da região Norte e a sua capacidade de reter e atrair talento. “O Norte continua a ser a região mais pobre do país com um PIB per capita que corresponde a 87% da média nacional e 67% da média europeia, somando ainda quatro das cinco sub-regiões portuguesas mais pobres”, recorda Nuno Botelho, assinalando que é também um dos territórios “mais afetados pela perda de jovens qualificados para a emigração”.

Nesse sentido, a discussão colocada ao Senado do Porto permitiu, como assinala o presidente da ACP-CCIP, “somar contributos muito oportunos e úteis para a intervenção pública que é necessária fazer” sobre o tema. Fomentar programas de apoio à fusão e aquisição de empresas, investir na internacionalização da economia regional, melhorar o equilíbrio entre o trabalho e a vida familiar ou oferecer melhores perspetivas de evolução na carreira foram alguns dos fatores de mudança propostos pelos consultores presentes.

aeroporto_francisco_sa_carneiro
Órgão consultivo da ACP-CCIP expressou preocupações sobre o Aeroporto Francisco Sá Carneiro

 

O segundo tema que marcou a agenda de trabalhos do Senado do Porto foi o investimento na melhoria da capacidade de resposta do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. A infraestrutura, como recorda Nuno Botelho, pode vir a enfrentar “um quadro de saturação na resposta”, fruto dos 15 milhões de passageiros movimentadas em 2023, o que, assinala o presidente da ACP-CCIP, deveria colocar na agenda “a possibilidade de se construir uma nova pista de aterragem, que estava prevista no contrato de concessão, assim que fossem ultrapassados os 12 milhões de passageiros”.

Sobre o mesmo tema, o órgão consultivo da ACP-CCIP chamou a atenção para a necessidade de o Aeroporto Francisco Sá Carneiro ter um plano de desenvolvimento estratégico, fruto do impasse com o Novo Aeroporto de Lisboa e a oportunidade da infraestrutura nortenha se manter como a referência aeroportuária do noroeste peninsular, superando a concorrência dos equipamentos da Galiza.

O Conselho Consultivo da Associação Comercial do Porto – Senado do Porto é composto pelos seguintes elementos: Adrian Bridge, Ana Paula Marques, Ângelo Paupério, Aquiles de Brito, Carlos Moreira da Silva, Carlos Mota Santos, Eurico Castro Alves, Fernando da Cunha Guedes, Francisco Bernardo de Almada Lobo, Gonçalo Cruz, Jorge Queiroz Machado, Luís Menezes, Luís Onofre, Manuel Ramirez, Manuel Violas, Manuela Tavares de Sousa, Mário Jorge Machado, Nuno Barroca, Nuno Valentim, Patrícia Vasconcelos e Vasco Mourão. O órgão será provisoriamente coordenado pelo presidente da Associação Comercial do Porto, no primeiro ano de funcionamento, após o qual será eleita uma liderança entre os pares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Associação Comercial lança Senado do Porto como órgão consultivo e debate a competitividade da região Norte

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião