Antarte investe seis milhões de euros em novo complexo com museu da marcenaria

Antarte investe 6 milhões de euros na abertura de museu, galeria com esculturas de Siza Vieira, showroom e unidade industrial para aumentar capacidade produtiva.

Conhecido pela produção da cadeira de descanso do Papa Bento XVI aquando da visita a Portugal ou pela materialização de esculturas com assinatura do Pritzker Siza Vieira, há mais de duas décadas que o dono da Antarte coleciona um vasto espólio da arte da marcenaria dos séculos XVIII e XIX proveniente de todo o mundo. Chegou agora a altura de Mário Rocha abrir uma janela para o acervo no Antarte Museum que inaugura este sábado, num complexo que inclui várias valências, fruto de um investimento de seis milhões de euros.

“O museu é a joia da coroa da Antarte e é uma iniciativa com fundos privados com a missão de contar história deste ofício milenar”, começa por contar o fundador da empresa de mobiliário e decoração de Rebordosa (Paredes) em declarações ao ECO/Local Online.

Um “aficionado” pela arte da marcenaria, como se descreve, há mais de 20 anos que Mário Rocha coleciona diversas peças. Resolveu então dar um contributo para a cultura portuguesa e fruto de uma pesquisa de quatro anos da história deste ofício, “uma arte milenar em que há muito pouca informação”, este museu abre este sábado as portas ao público.

No Antarte Museum está em exposição a cadeira de descanso do Papa Bento XV aquando da visita a PortugaI.

O Antarte Museum transporta o visitante numa viagem no tempo até ao antigo Egito com um vasto acervo que reúne mais de mil ferramentas e máquinas que ilustram a evolução do ofício e um novo capítulo do mobiliário português com a assinatura da Antarte ao longo destes 25 anos de existência como a marca do design intemporal.

No portfólio a Antarte inclui ainda a produção de peças de mobiliário personalizadas para individualidades de relevo nacional e internacional como o Papa Bento XVI, o Presidente da República Cavaco Silva, o treinador José Mourinho ou o ex-selecionador nacional Fernando Santos. Os visitantes podem ainda observar “16 peças que marcam a história da Antarte, entre as quais uma das esculturas de Siza Vieira materializadas pela empresa”. No final da visita as pessoas são convidadas a ter uma experiencia imersiva.

16 peças que marcam a história da Antarte entre as quais uma das esculturas de Siza Vieira materializadas pela Antarte”

O museu é a joia da coroa da Antarte e é uma iniciativa com fundos privados com a missão de contar história deste ofício milenar.

Mário Rocha

Fundador da Antarte

Além do Antarte Museum, este novo espaço chamado Antarte Center — que envolveu um investimento de seis milhões de euros — contempla uma galeria com arte contemporânea (com esculturas de Siza Vieira), um showroom dos produtos que a empresa fabrica e uma unidade industrial de sofás, cadeirões e cadeiras para “aumentar a capacidade produtiva“, resume o empresário. O complexo, que vai ser aberto à comunidade este sábado, inclui ainda um parque com espécies autóctones, “uma pequena floresta”, completa.

Todo este projeto vem “acrescentar valor à marca Antarte que tem no ADN projetos de responsabilidade social e ambiental”, contribuindo para a sociedade pelo cariz cultural que acarreta, frisa.

Antarte Museum

Antarte abre nova loja em Leiria

Atualmente com uma rede de 14 lojas, a empresa vai abrir, no final de junho, mais um espaço comercial, desta feita em Leiria, num investimento de 2,5 milhões de euros. Em 2023, a Antarte atingiu uma faturação na ordem dos 11,5 milhões de euros. E tem o Médio Oriente no topo dos melhores mercados de exportação, seguido depois da Europa, com Espanha a representar 40% do volume de negócios europeu.

Fundada em 1998 pelo casal Mário e Zita Rocha – ele português, ela venezuelana –, a empresa começou por se dedicar ao restauro de peças antigas e à comercialização de mobiliário clássico. Tem atualmente 197 colaboradores, 158 deles nas quatro unidades industriais no polo industrial da Antarte, na Rebordosa: a unidade industrial de móveis, a fábrica de sofás e cadeirões, a metalomecânica e o centro de logística.

Antarte Museum

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Antarte investe seis milhões de euros em novo complexo com museu da marcenaria

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião