Antarte investe seis milhões de euros em novo complexo com museu da marcenaria
Antarte investe 6 milhões de euros na abertura de museu, galeria com esculturas de Siza Vieira, showroom e unidade industrial para aumentar capacidade produtiva.
Conhecido pela produção da cadeira de descanso do Papa Bento XVI aquando da visita a Portugal ou pela materialização de esculturas com assinatura do Pritzker Siza Vieira, há mais de duas décadas que o dono da Antarte coleciona um vasto espólio da arte da marcenaria dos séculos XVIII e XIX proveniente de todo o mundo. Chegou agora a altura de Mário Rocha abrir uma janela para o acervo no Antarte Museum que inaugura este sábado, num complexo que inclui várias valências, fruto de um investimento de seis milhões de euros.
“O museu é a joia da coroa da Antarte e é uma iniciativa com fundos privados com a missão de contar história deste ofício milenar”, começa por contar o fundador da empresa de mobiliário e decoração de Rebordosa (Paredes) em declarações ao ECO/Local Online.
Um “aficionado” pela arte da marcenaria, como se descreve, há mais de 20 anos que Mário Rocha coleciona diversas peças. Resolveu então dar um contributo para a cultura portuguesa e fruto de uma pesquisa de quatro anos da história deste ofício, “uma arte milenar em que há muito pouca informação”, este museu abre este sábado as portas ao público.
O Antarte Museum transporta o visitante numa viagem no tempo até ao antigo Egito com um vasto acervo que reúne mais de mil ferramentas e máquinas que ilustram a evolução do ofício e um novo capítulo do mobiliário português com a assinatura da Antarte ao longo destes 25 anos de existência como a marca do design intemporal.
No portfólio a Antarte inclui ainda a produção de peças de mobiliário personalizadas para individualidades de relevo nacional e internacional como o Papa Bento XVI, o Presidente da República Cavaco Silva, o treinador José Mourinho ou o ex-selecionador nacional Fernando Santos. Os visitantes podem ainda observar “16 peças que marcam a história da Antarte, entre as quais uma das esculturas de Siza Vieira materializadas pela empresa”. No final da visita as pessoas são convidadas a ter uma experiencia imersiva.
16 peças que marcam a história da Antarte entre as quais uma das esculturas de Siza Vieira materializadas pela Antarte”
O museu é a joia da coroa da Antarte e é uma iniciativa com fundos privados com a missão de contar história deste ofício milenar.
Além do Antarte Museum, este novo espaço chamado Antarte Center — que envolveu um investimento de seis milhões de euros — contempla uma galeria com arte contemporânea (com esculturas de Siza Vieira), um showroom dos produtos que a empresa fabrica e uma unidade industrial de sofás, cadeirões e cadeiras para “aumentar a capacidade produtiva“, resume o empresário. O complexo, que vai ser aberto à comunidade este sábado, inclui ainda um parque com espécies autóctones, “uma pequena floresta”, completa.
Todo este projeto vem “acrescentar valor à marca Antarte que tem no ADN projetos de responsabilidade social e ambiental”, contribuindo para a sociedade pelo cariz cultural que acarreta, frisa.
Antarte abre nova loja em Leiria
Atualmente com uma rede de 14 lojas, a empresa vai abrir, no final de junho, mais um espaço comercial, desta feita em Leiria, num investimento de 2,5 milhões de euros. Em 2023, a Antarte atingiu uma faturação na ordem dos 11,5 milhões de euros. E tem o Médio Oriente no topo dos melhores mercados de exportação, seguido depois da Europa, com Espanha a representar 40% do volume de negócios europeu.
Fundada em 1998 pelo casal Mário e Zita Rocha – ele português, ela venezuelana –, a empresa começou por se dedicar ao restauro de peças antigas e à comercialização de mobiliário clássico. Tem atualmente 197 colaboradores, 158 deles nas quatro unidades industriais no polo industrial da Antarte, na Rebordosa: a unidade industrial de móveis, a fábrica de sofás e cadeirões, a metalomecânica e o centro de logística.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Antarte investe seis milhões de euros em novo complexo com museu da marcenaria
{{ noCommentsLabel }}