Guimarães está entre as três cidades finalistas a Capital Verde Europeia 2026
Guimarães disputa a final do título de Capital Verde Europeia 2026 juntamente com Heilbronn (Alemanha) e Klagenfurt (Áustria). O vencedor é conhecido a 24 de outubro.
Guimarães figura, pelo segundo ano consecutivo, na shortlist da corrida ao título de Capital Verde Europeia, juntamente com Heilbronn (Alemanha) e Klagenfurt (Áustria). A vencedora será anunciada a 24 de outubro, numa cerimónia que acontecerá em Valência (Espanha), Capital Verde Europeia em 2024.
Para a decisão do júri, detalha o município, pesaram “as práticas de gestão de resíduos e economia circular, proibindo materiais de utilização única em eventos da cidade e promovendo programas de prevenção de resíduos alimentares“. Além da otimização da eficiência hídrica mediante a “redução do consumo de água nos edifícios municipais, da deteção e reparação precoce de fugas, e da criação de estações de água públicas”, completa.
“As iniciativas e ações que temos vindo a realizar, ao longo dos últimos anos, fazem de Guimarães uma cidade referência para as outras cidades, portuguesas e europeias”, sustenta o autarca vimaranense, Domingos Bragança. Aliás, sublinha o edil, “é um enorme orgulho para o município de Guimarães ver novamente valorizado o trabalho que desenvolve em prol da sustentabilidade”.
As iniciativas e ações que temos vindo a realizar, ao longo dos últimos anos, fazem de Guimarães uma cidade referência para as outras cidades, portuguesas e europeias.
Mas todo este desempenho do município tem a mais-valia de ter o contributo da comunidade. “O nosso compromisso com o desenvolvimento ambientalmente sustentável só é possível com o apoio das escolas e universidades, empresas e cidadãos, pois só dessa forma alcançaremos o objetivo comum de sensibilizar a população para a necessidade de proteger o ambiente e assim combater as alterações climáticas”, completa o autarca.
Para além de um troféu, a cidade vencedora recebe 600 mil euros com vista a apoiar ações-chave nas áreas de indicadores ambientais e a organizar eventos de sensibilização dos cidadãos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Guimarães está entre as três cidades finalistas a Capital Verde Europeia 2026
{{ noCommentsLabel }}