Norte 2030 reforça apoio à cultura da região em 6 milhões de euros

Programa Norte 2030 atribui verbas a "Braga, Capital Portuguesa da Cultura 2025", à qualificação técnica ou tecnológica de infraestruturas culturais e à área da cultura da CCDR-N.

Há mais de seis milhões de euros de financiamento de fundos europeus para a área da cultura no Norte do país, no âmbito de três novos concursos de financiamento do Norte 2030. Visam apoiar a qualificação técnica ou tecnológica de infraestruturas culturais da Região Norte, a programação e comunicação da iniciativa “Braga, Capital Portuguesa da Cultura 2025”, além do reforço e promoção do sistema regional público de cultura, anunciou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

“Menos de três meses depois do plano de ação da Cultura Norte 2030 ter sido aprovado, estão já abertas quatro linhas de financiamento a algumas das suas prioridades. É um sinal do compromisso da CCDR-N e da autoridade de gestão do Norte 2030 com a promoção do ecossistema cultural e patrimonial do Norte”, afirma, ao ECO/Local Online, Jorge Sobrado, vice-presidente para a Cultura e Património desta comissão.

Este reforço surge depois de o Norte 2030 ter lançado, em julho deste ano, um financiamento de 27 milhões de euros para bens de património cultural integrados nas “Rotas do Norte”, perfazendo agora um total de 33 milhões de euros de apoio.

É um sinal do compromisso da CCDR-N e da autoridade de gestão do Norte 2030 com a promoção do ecossistema cultural e patrimonial do Norte.

Jorge Sobrado

Vice-presidente para a Cultura e Património na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N)

Segundo Jorge Sobrado, “o financiamento à CCDR-N visa colmatar algumas lacunas de planeamento, de gestão e apoio técnico à região, e de programação cultural sobre patrimónios culturais relevantes, diagnosticadas no contexto da transferência de competências na área da cultura, no início deste ano”. Entre as iniciativas, o responsável elenca “a elaboração de um plano regional de intervenções prioritárias em património cultural e da 1.ª Carta Arqueológica do Norte”.

Jorge Sobrado está confiante de que este projeto poderá “mobilizar muitos agentes do ecossistema científico, cultural e artístico do Norte”.

A decorrer está ainda o concurso referente ao Património Cultural – Rotas do Norte, avança o vice-presidente da CCDR-Norte ao ECO/Local Online. “Os apoios estão a ser conduzidos para responder, em particular, a necessidades estruturais do setor do património, que continua a apresentar um défice de investimento estrutural, mas também ao imperativo da sua valorização social, cultural e turística, em rotas regionais distintivas e com forte potencial”.

Saiba quais as áreas visadas pelas três linhas de financiamento, anunciados esta segunda-feira:

  • 3 milhões de euros para o concurso “Equipamento ou Reequipamento de Infraestruturas Culturais”, para apoio a projetos de equipamento, reequipamento e upgrade técnico de infraestruturas culturais, como auditórios, teatros, cineteatros, infraestruturas culturais multiúsos, bibliotecas públicas municipais ou centros de arte contemporânea. Vai possibilitar a sua requalificação e revitalização.
  • 1 milhão de euros para financiar a programação artística e cultural, os serviços educativos, estudos de públicos e a promoção e comunicação do evento “Braga, Capital Portuguesa da Cultura 2025”.
  • 2 milhões de euros para o “Reforço e Promoção do Sistema Regional de Cultura” de modo a financiar “o robustecimento institucional e técnico dos serviços regionais de cultura da CCDR-N, na sequência da transferência de competências para a instituição nos domínios da salvaguarda de património cultural, da arqueologia, da programação e promoção culturais, entre outros”.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Norte 2030 reforça apoio à cultura da região em 6 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião