Fã da série Narcos? Agora pode dormir no jato privado de Pablo Escobar
O 727 sem asas, com assentos de couro originais e uma retrete dourada, que alegadamente pertenceu ao narcotraficante-estrela Pablo Escobar, já não voa, mas recebe os fãs para uma estadia animada.
O Jato executivo 727-100 que alegadamente pertenceu ao Rei da Cocaína da Colômbia foi convertido a alojamento e está disponível como Airbnb e Bristol, no Reino Unido. Um bom pretexto para juntar três amigos e fazer uma farra das antigas, como uma estrela rock dos anos 80, sem descolar do solo. Garantidamente que Escobar não aparecerá de arma em punho dando-lhe a escolher “plata o plomo?” (dinheiro ou chumbo).
Um Boeing convertido à “vida civil”
Foi em 2012 que o empresário britânico Johnny Palmer encontrou este jato num cemitério de aeronaves. Na altura, pensou que seria um “brinquedo” engraçado para a família, um local inusitado para passar a noite com as crianças. Adquiriu-o sem motores nem asas e rebocou-o para um parque industrial em Bristol. Mas durante o restauro, que durou dois anos (cerca de 1000 horas), começou a nascer a ideia de dar a este avião uma segunda vida como hotel temático. “Estava lá tudo, e fizemos um trabalho de restauro adequado, por isso parece que nunca saiu dos anos 80. Há muitos projetos de restauro de aviões comerciais, mas este é o único jato executivo do mundo”, contou Palmer à Robb Report.
Construído em 1968 pela Japan Airlines, foi convertido em jato privado em 1981. O jato vinha equipado com os bancos em pele originais, chuveiro e retrete banhados a ouro e painéis em madeira de nogueira, e Palmer acrescentou, na renovação, iluminação, canalização, televisões modernas e uma cozinha. Com espaço para alojar quatro pessoas a dormir a bordo – duas na cabine de popa e duas em camas de solteiro – tem ainda possibilidade de converter outros assentos em camas.
A Robb Report confirmou: há um 727 comercial adaptado no Alasca, que também é Airbnb; existe um outro no Reino Unido; e um Lockeed Constelation Starliner de 1958 foi convertido em bar no aeroporto JFK em Nova Iorque. Mas nenhum deles oferece a mesma excitação de dormir a bordo do jato provado de um antigo barão da droga. Embora Palmer admita que a ligação a Escobar possa não passar de mito urbano, uma vez que nunca se conseguiu provar que era ele o proprietário do 727 sem asas. “Mesmo sem certezas, as pessoas continuam a adorar um bom mistério. Ou viver a fantasia de ser bilionário por uma noite e depois regressarem às suas vidas normais”, explicou Palmer.
Cada noite a bordo deste Airbnb custa entre os 300 e os 600 euros, dependendo se for ao fim-de-semana ou não. O facto de o avião não ter nem asas nem motores poupa, a Palmer, os custos associados à propriedade de aeronaves, que podem ascender a milhões de euros ao ano. “Toda a gente gostava de ter um jato privado, certo? Mas este é perfeito, mesmo o que eu queria – um que não voa”, brinca Palmer. E o negócio parece correr tão bem, que o empresário já planeia adicionar outras aeronaves adaptadas à coleção. Sem asas e sem motores, obviamente, pois para dormir nas nuvens, basta uma boa cama.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fã da série Narcos? Agora pode dormir no jato privado de Pablo Escobar
{{ noCommentsLabel }}