Governo avalia transferência das gares e estações de transportes da IP para as áreas metropolitanas

Governo pretende passar a gestão de gares intermodais de transportes da IP para as áreas metropolitanas. Pinto Luz desafia ainda autarcas a dificultarem a entrada de carros particulares nas cidades.

O ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, anunciou esta esta quarta-feira, no Porto, que o Governo está a avaliar a transferência da gestão de estações e gares intermodais de transportes da Infraestruturas de Portugal (IP) para a Área Metropolitana de Lisboa (AML). Um modelo de gestão que poderá vir a ser replicado no resto do país.

“Nós, no caso de Lisboa, estamos — e aqui no Porto temos que pensar nisso — a avaliar a transferência de alguns equipamentos que hoje estão do lado da Infraestruturas de Portugal (IP), nomeadamente grandes estações, grandes gares intermodais, para gestão metropolitana”, afirmou o ministro, durante a tomada de posse do Conselho de Administração da Transportes Metropolitanos do Porto (TMP) que qualificou de “momento histórico”. Será esta equipa a responsável pela gestão da rede de transportes metropolitanos Unir e o sistema de bilhética Andante.

Numa cerimónia, que aconteceu na sede da Área Metropolitana do Porto (AMP), Miguel Pinto Luz considerou que a IP “é uma empresa muito grande”, fazendo uma alusão a um “navio-almirante das infraestruturas“. Aliás, frisou, a IP “faz um grande trabalho, mas tem de se focar no que tem de fazer. Não tem que fazer tudo e em todos os momentos”, diz, sublinhando que a AML, por exemplo, pode “fazer bem” algum do trabalho que está a cargo da IP.

Nós, no caso de Lisboa estamos — e aqui no Porto temos que pensar nisso — a avaliar a transferência de alguns equipamentos que hoje estão do lado da IP, nomeadamente grandes estações, grandes gares intermodais, para gestão metropolitana.

Ministro das Infraestruturas e da Habitação

Miguel Pinto Luz

Miguel Pinto Luz assinalou ainda que “os Transportes Metropolitanos de Lisboa [TML], são tecnologicamente muito avançados, com dados permanentes em tempo real, e informação em tempo real”. E entende mesmo que a TML “vai liderar a questão da bilhética”, uma vez que está “tecnologicamente à frente das próprias empresas públicas”.

A este propósito, o ministro destacou existir um grande esforço no sentido de modernizar os transportes, desde à CP, Metro de Lisboa, Transtejo. Trata-se, pois, de um “mercado tão concorrencial que tem de servir os cidadãos”.

O ministro voltou a referir que “nas próximas semanas o Governo anunciará um grande pacote de investimentos rodoviários”. Isto, num país que tem das emissões de dióxido de carbono mais altas da União Europeia, apontou.

A finalizar, Pinto Luz deixou ainda um recado aos municípios: “É preciso coragem dos autarcas” para seguirem o exemplo de outras cidades europeias que fecham ao trânsito ao veículo individual e dão “primazia ao transporte público”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo avalia transferência das gares e estações de transportes da IP para as áreas metropolitanas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião