Carro elétrico e subida nos preços ajudam STCP a fechar o ano com lucro de 84 mil euros

Apesar de ter tido menos 2,7 milhões de passageiros em 2024, face ao ano anterior, a STCP contabiliza um lucro de 84 mil euros.

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) fechou 2024 com um resultado líquido de 84 mil euros e com “uma receita de transporte” que cresceu 1,3%, superando os 52 milhões de euros”, segundo as contas aprovadas, por unanimidade, em assembleia-geral, divulgadas nesta quarta-feira.

“Este desempenho positivo foi impulsionado, entre outros fatores, pelo ajuste no tarifário, nomeadamente no modo do carro elétrico”, avança a transportadora intermunicipal do Grande Porto, num comunicado enviado às redações. A empresa liderada por Cristina Pimentel acabou, assim, por conseguir amortecer a quebra de 2,7 milhões de passageiros face a 2023.

A empresa teve um lucro de 84 mil euros em 2024, “evidenciando o esforço da STCP em garantir a sustentabilidade e o equilíbrio económico-financeiro da sua operação”. O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) recorrente foi positivo em 3,6 milhões de euros.

Contas feitas, a STCP investiu 4,3 milhões de euros e atingiu “rendimentos de 70,8 milhões de euros, com contributos do programa ‘Incentiva + TP’ e outros rendimentos complementares”, lê-se na mesma nota.

Os gastos operacionais totalizaram 67,2 milhões de euros, “influenciados sobretudo pelas atualizações salariais”. Já “as compensações das Obrigações de Serviço Público suportadas pelos acionistas da empresa, no âmbito do contrato em vigor, totalizaram apenas 5,9 milhões de euros, o que representa uma redução de 6,6 milhões face ao ano anterior“, contabilizou a transportadora.

Em 2024, a STCP transportou 71,6 milhões de passageiros — cerca de 71 milhões de autocarro e mais 653 mil passageiros no modo carro elétrico, limitado a duas linhas. Os números reportam-se, justifica a transportadora, a “um ano marcado por desafios operacionais, nomeadamente relacionados com a execução de grandes obras de infraestruturas na Área Metropolitana do Porto” (AMP).

A STCP justifica que, mesmo com “as condicionantes externas e a redução na procura”, manteve manter “solidez financeira”, conseguiu “reforçar a qualidade da operação e consolidar a sua estratégia na sustentabilidade”.

Durante o ano, foram percorridos 21,4 milhões de quilómetros de serviço, menos 4,8% do que em 2023, “refletindo os impactos das obras no Grande Porto“, acrescentou.

A empresa, que fechou o ano de 2024 com 1.371 colaboradores, assumiu ainda um compromisso com a sustentabilidade e inovação, dando enfoque à transição energética. “A frota elétrica representava 15% do total (68 veículos), enquanto 75% da frota operava a gás natural (332 veículos), reforçando o compromisso da STCP com uma mobilidade mais sustentável e ambientalmente responsável”, lê-se na nota enviada.

A STCP assegura o transporte coletivo público rodoviário de passageiros na AMP, em regime de exclusividade dentro dos limites do concelho do Porto e no regime geral de concessão nos concelhos limítrofes – Gondomar, Matosinhos, Maia, Valongo e Vila Nova de Gaia.

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