Infraestruturas de Portugal é até agora o maior beneficiário do PRR

PRR pagou 7.731 milhões de euros aos beneficiários até 14 de maio. Ou seja, os beneficiários receberam mais 106 milhões face à semana anterior. Empresas lideram com mais verbas pagas.

A Infraestruturas de Portugal é o beneficiário do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que mais verbas recebeu da bazuca, destronando o Banco de Fomento, que ocupava essa posição há muito. Os pagamentos aos beneficiários finais chegam aos 7,73 mil milhões de euros, de acordo com a atualização dos dados publicada esta sexta-feira pela estrutura de missão Recuperar Portugal.

Com 289,97 milhões de euros recebidos, a IP está no topo. Mas, na verdade, ainda lhe falta receber quase outro tanto. A empresa liderada por Miguel Cruz já recebeu 57% das verbas que lhe estão destinadas, um valor que contrasta com os 98% já recebidos pelo Banco de Fomento (264,13 mil milhões de euros).

Em terceiro lugar surge a Secretaria-Geral da Educação e Ciência, que já recebeu 100% das verbas da bazuca — 228,16 milhões de euros.

Destaque ainda para o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), que apesar de já ter recebido 168,48 milhões de euros, esse montante corresponde apenas a 22% do bolo total a receber e não sofreu qualquer alteração. Um sinal dos problemas que a entidade tem enfrentado para cumprir a meta de construir ou reabilitar 26 mil casas com verbas da bazuca. Ainda esta semana, o Governo admitiu que “a execução dos projetos do PRR, destinados ao alojamento estudantil a preços acessíveis tem tido algumas dificuldades para manter o normal ritmo e a concretização das intervenções previstas”. Estão apenas prontas 2.139 camas das 19 mil previstas, o que coloca a taxa de execução em 11%.

Em termos gerais, o PRR pagou 7.731 milhões de euros aos beneficiários até 14 de maio. Ou seja, os beneficiários receberam mais 106 milhões face à semana anterior. O total de pagamentos corresponde a 35% da dotação e do valor contratado e a 36% do aprovado.

As empresas continuam a ter o montante recebido mais elevado (2.735 milhões), seguidas das entidades públicas (1.665 milhões) e das autarquias e áreas metropolitanas (948 milhões).

Já as aprovações de projetos estão em 21.461 milhões de euros, o que corresponde a 97% da dotação e do valor contratado e a mais 187 milhões de euros comparativamente com a semana anterior, uma forte aceleração face aos 35 adicionais que se registaram na semana de 7 de maio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Infraestruturas de Portugal é até agora o maior beneficiário do PRR

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião