João do Porto bate António de Lisboa na faturação dos Santos Populares
Tanto na Invicta como na capital, foram os turistas dos EUA, Irlanda e Reino Unido que gastaram mais dinheiro. Gasolineiras e retalho alimentar tradicional foram os negócios com maior nível de gastos.
Os festejos dos Santos Populares engordaram as economias locais, com o São João a “bater” o Santo António. A faturação dos negócios da Invicta registou um aumento de 11,37%, enquanto a subida da faturação na capital fixou-se nos 4,53%, de acordo com os dados do Reduniq Insights.
O relatório realizado pela UNICRE, que avalia a evolução do desempenho do comércio através das transações por cartão, mostra que, apesar da subida da faturação na capital nortenha ter sido mais expressiva, o ticket médio desceu 3,16% no concelho do Porto, para os 22,90 euros, e manteve-se praticamente inalterado no de Lisboa, situando-se nos 33,31 euros.
A análise revela ainda que o ticket médio de origem estrangeira é significativamente mais elevado do que o nacional: 75% no Porto e 89% em Lisboa. A Norte, o valor médio gasto por cartões de origem nacional foi de 18,23 euros, o que contrasta com os 31,91 euros de ticket médio estrangeiro. Já na capital, os cartões nacionais registaram um gasto médio de 25,69 euros e os estrangeiros de 48,71 euros.
Os consumidores nacionais também gastaram mais no Santo António face a 2024 (11,54%), enquanto a faturação de origem estrangeira até baixou 2,04% face ao ano passado. Na região de Lisboa, ambos os mercados são significativos, com o nacional a representar 51,62% da faturação e o estrangeiro 48,38%.
Relativamente às transações estrangeiras, os EUA, Irlanda e Reino Unido integram o top 3 de nacionalidades com maior número de cartões a serem utilizados em negócios em ambos os concelhos.
Os turistas germânicos foram os que tiveram uma maior variação positiva da faturação face a 2024 em ambos os concelhos: 19,81% no Porto e 43,18% em Lisboa. A análise destaca também a performance dos turistas irlandeses, que registaram uma subida da faturação de 18,25% no concelho do Porto, em comparação com o ano passado, mas uma queda de 13,45% no concelho de Lisboa.
Entre 23 e 24 de junho, de acordo com a mesma análise baseada nos pagamentos, o Porto recebeu turistas oriundos de 132 países, enquanto o concelho de Lisboa, nos dias 12 e 13 de junho de 2025, verificou a presença de turistas de 158 países.
Por fim, numa análise por setores, as gasolineiras e o retalho alimentar tradicional foram os negócios que verificaram o maior nível de gastos nos dois municípios. Nas gasolineiras, a variação foi positiva em 38,68% no Porto e em 72,52% em Lisboa, face aos mesmos períodos de 2024. Já no retalho alimentar tradicional, os gastos aumentaram 42,70% no Norte e 56,66% em Lisboa.
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