Fundação Repsol premeia escolas de Ponte de Lima, Lourinhã e Sardoal com 45 mil euros

A Fundação Repsol entrega 45 mil euros a nove escolas básicas portuguesas, no âmbito dos Prémios Zinkers, que distinguem projetos nas áreas da transição ecológica e sustentabilidade.

As escolas básicas da Lourinhã e do Freixo (Ponte de Lima), e a Escola Básica e Secundária Dr.ª Judite Andrade (Sardoal) venceram a 1.ª edição dos Prémios Zinkers, com 10.000 euros cada. Esta iniciativa da Fundação Repsol distingue os melhores projetos escolares nas áreas da transição energética, alterações climáticas e sustentabilidade. Foram ainda reconhecidas mais seis escolas, com um prémio de 2.500 euros, cada.

Educar para a energia é formar hoje os líderes que tomarão as decisões no futuro, sobre o mundo que lhes deixaremos”, assinalou o diretor-geral da Fundação Repsol, António Calçada, durante a entrega dos prémios decorrida nesta quinta-feira, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

O responsável destacou ainda o “compromisso da Fundação Repsol com a promoção da educação para a energia e sustentabilidade através dos programas Zinkers, que fomentam uma cidadania crítica, responsável e comprometida”.

A 1ª edição dos Prémios Zinkers 2025 contou também com um espaço de reflexão e debate, sobre os impactos da Inteligência Artificial (IA) e da digitalização, e a propósito dos desafios de educar para o futuro. Segundo a Fundação Repsol, esta é “uma iniciativa educativa de referência em Espanha”.

Em Portugal, prossegue esta fundação, “os programas educativos Zinkers são ferramentas curriculares digitais destinadas ao Ensino Básico” e visam “preparar os jovens para os desafios futuros com conhecimento e rigor académico, incentivando a melhoria do seu meio envolvente, a preservação do planeta e a preparação dos futuros profissionais para a transição ecológica“.

Em Portugal, este programa educativo ‘Zinkers’ está a dar os primeiros passos, “com o objetivo de se tornar uma referência no ensino da sustentabilidade ambiental”, segundo a Fundação.

Já há 1.200 escolas do país registadas neste programa, com 30.000 alunos a terem acesso gratuito, em sala de aula, a uma plataforma que inclui uma variada panóplia de recursos e atividades que ajudam a abordar conteúdos, como a transição ecológica e a sustentabilidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundação Repsol premeia escolas de Ponte de Lima, Lourinhã e Sardoal com 45 mil euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião