Consultora de Coimbra lidera projeto para medir impacto do turismo no Quirguistão
Novo projeto do CH Group, liderado por António Henriques, vai apoiar o Comité Nacional de Estatística do Quirguistão. Contrato de 406 mil dólares é financiado pelo Banco Mundial.
O CH Group garantiu um contrato de 406 mil dólares (cerca de 347 mil euros, à taxa de câmbio atual) com as Contas Satélite do Turismo (CST) de Osh, na região no sul do Quirguistão, financiado pelo Banco Mundial. O objetivo é apoiar o Comité Nacional de Estatística do Quirguistão (NSC) na elaboração e aplicação-piloto das CST, focando-se especialmente nos indicadores dedicados ao emprego e ao impacto económico no setor turístico.
Em comunicado, a consultora portuguesa, com sede em Coimbra, detalha que vai assessorar a aplicação das CST de Osh, uma região “considerada estratégica pela diversidade geográfica e cultural”.
O projeto será desenvolvido pela ARIS – Community Development and Investment Agency, agência estatal de desenvolvimento e investimento comunitário da República do Quirguistão, criada para promover o desenvolvimento rural, infraestrutura local e redução da pobreza em áreas vulneráveis.
A empresa portuguesa vai trabalhar em consórcio com a Neoturis, consultora especializada em turismo, e a FNT Consultants, do Quirguistão, “aliando competências locais e internacionais para garantir uma abordagem técnica robusta e adaptada à realidade da região de Osh”.
Além disso, o projeto prevê uma “forte articulação com outras iniciativas em curso, nomeadamente com a consultoria do projeto Issyk-Kul CARS-3, atualmente implementado pelo Ministério dos Transportes e Comunicações do Quirguistão, promovendo sinergias operacionais e coerência estratégica entre diferentes setores”.
“Este contrato vem contribuir para a consolidação do posicionamento global da marca, hoje presente nos cinco continentes, com cerca de duas dezenas de projetos relevantes ativos, reforçando a nossa presença nas economias emergentes da Ásia Central, onde iremos contribuir para o desenvolvimento institucional, a eficácia das políticas públicas e o crescimento económico”, afirma o CEO do CH Group, António Henriques, citado na nota.

“É um contributo fundamental para melhorar a qualidade da informação estatística no turismo, um setor vital para o crescimento sustentável do Quirguistão”, assinala, por sua vez, Carlos Adegas, Partner & Head of International Research da consultora portuguesa, apontando ainda que o apoio para a criação de ferramentas fiáveis para a tomada de decisão contribui “para políticas públicas mais eficazes e para o fortalecimento da governação económica”.
“Esta parceria permitirá ao NSC implementar um modelo robusto de avaliação do impacto económico do turismo, aumentando assim a eficácia das estratégias públicas de crescimento”, destaca também Carlos Adegas.
Fundada há 27 anos e com clientes que vão desde pequenas e médias empresas (PME) a companhias multinacionais, passando por governos e outras instituições públicas e privadas, a consultora portuguesa tem no portefólio projetos em mais de 50 países e conta atualmente com escritórios em Coimbra, Lisboa, Porto e Ponta Delgada.
Do Belize ao Paquistão, passando pela Micronésia, a aposta na internacionalização tem sido feita por via dos centros de especialização da CH Consulting, operando lá fora através de uma rede com mais de 100 escritórios associados.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Consultora de Coimbra lidera projeto para medir impacto do turismo no Quirguistão
{{ noCommentsLabel }}