Metro Mondego recorre a três empresas para manter serviço alternativo ao ramal

  • Lusa
  • 29 Julho 2025

A ETAC, do grupo Transdev, tinha contrato para assegurar o serviço (por 890 mil euros mais IVA) no primeiro semestre, mostrando-se indisponível para continuar o transporte para lá de 31 de julho.

A Metro Mondego foi obrigada a recorrer a três empresas distintas para assegurar a continuidade dos transportes alternativos ao Ramal da Lousã até ao início da operação do designado metrobus, afirmou esta terça-feira aquela entidade.

O derrapar da empreitada do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), que atrasou o arranque da operação entre Serpins (Lousã) e Portagem (Coimbra) prevista para este verão, levou a Metro Mondego a avançar com novo contrato para os transportes alternativos ao Ramal da Lousã, afirmou a empresa responsável pela futura operação do ‘metrobus’, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

A ETAC, do grupo Transdev, tinha contrato para assegurar o serviço rodoviário (por 890 mil euros mais IVA) no primeiro semestre, mostrando-se indisponível para continuar o transporte alternativo para lá de 31 de julho, data em que também arranca o novo serviço de transporte intermunicipal, ganho pela Busway, do grupo israelita Affifi (a Transdev chegou a contestar o concurso).

Nesse sentido, a partir de 1 de agosto, os transportes alternativos serão assegurados com recurso a três empresas, disse a Metro Mondego.

Tratando-se de um período particularmente difícil para a contratação deste tipo de serviços, devido à curta duração do contrato e à época do ano, a Metro Mondego viu-se obrigada a recorrer a várias empresas para garantir a continuidade do transporte, colocando em operação autocarros com imagem distinta, nomeadamente da Busway, Vale do Ave [que assegura também o transbordo entre as estações ferroviárias Coimbra-B e Coimbra-A] e Guimabus”, esclareceu.

Apesar das mudanças e da necessidade de recorrer a três empresas distintas, não haverá quaisquer alterações em relação aos títulos de transporte, tarifário e horários deste serviço, assegurado desde o fim do Ramal da Lousã, há 15 anos.

De acordo com fonte oficial da Metro Mondego, em maio, quando ficou conhecido que a operação do SMM não poderia arrancar a 01 de julho, a entidade desenvolveu “todos os esforços para assegurar a continuidade dos serviços alternativos”. Os contratos são de três meses, perspetivando-se desta forma que a operação do SMM entre Serpins e a Portagem possa arrancar a 01 de novembro.

Questionada sobre os custos destes contratos por ajuste direto, fonte oficial recusou-se a avançar com valores, enquanto os procedimentos ainda estejam a decorrer, salientando que, posteriormente, os contratos serão publicados no portal de contratação pública.

Desde o fecho do Ramal da Lousã para dar origem a um projeto de metro de superfície que ficou parado e depois substituído por autocarros elétricos articulados, a Metro Mondego já suportou cerca de 14 milhões de euros com estes serviços alternativos. Em abril de 2024, contratava-se aquele que se esperava ser o último contrato de transporte rodoviário alternativo (também à ETAC), com a Metro Mondego a dizer, na altura, que não estava a trabalhar com qualquer cenário de prolongamento do contrato.

Posteriormente, fez novo contrato com a ETAC em janeiro deste ano, na altura também com a expectativa de que o ‘metrobus’ pudesse arrancar no final do primeiro semestre, o que acabou por não se concretizar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Metro Mondego recorre a três empresas para manter serviço alternativo ao ramal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião