Da análise preditiva à deteção de erros, como a IA ajuda a gerir números?
Há várias soluções de IA para contabilistas e auditores, mas também para as próprias empresas. Ferramentas que permitem automatizar processos, oferecem modelos de análise preditiva e reduzem erros.
Os contabilistas e os auditores estão a dar vários passos para adotarem a Inteligência Artificial (IA) nos seus processos, libertando-se de tarefas rotineiras e minimizando os riscos, mas não estão a fazê-lo sozinhos. Além do apoio prestado pelas respetivas Ordens, contam ainda com soluções disponibilizadas por empresas especializadas nestes segmentos. O objetivo, dizem, é otimizar os processos financeiros através do recurso a esta tecnologia, garantindo ao mesmo tempo a conformidade com as regras.
“Há uma procura crescente por soluções baseadas em IA, sobretudo para melhorar a eficiência dos processos e garantir o cumprimento das regulamentações. Cada vez mais organizações demonstram interesse em compreender como a IA pode ser aplicada, de forma concreta, para transformar os seus processos financeiros”, afirma Ayise Trigueiros, SAP Solution Advisor e SAP Business AI Expert da SAP Portugal, ao EContas.
Também Tiago Costa Lima, diretor de gestão de produto para escritórios de contabilidade e PME na Cegid, diz estar a “assistir a uma aceleração do interesse e da procura pela IA por parte de contabilistas e gabinetes de contabilidade”. Uma procura que “não se limita apenas à automação de tarefas rotineiras — que continua a ser importante —, mas vai cada vez mais ao encontro de funcionalidades de apoio à decisão, análise preditiva e geração de valor estratégico para os seus clientes”.
Este maior interesse “insere-se num movimento mais amplo de digitalização nas pequenas e médias empresas (PME) portuguesas”, nota, por outro lado, Ana Ribeiro, Senior Sales Director da Sage Iberia. A responsável recorda que o “SBBO: Small Business, Big Opportunity”, um estudo global divulgado pela Sage, mostra que “87% das PME em Portugal aumentaram os investimentos em tecnologias digitais no último ano – e o investimento em IA é visto como essencial para as operações diárias pela mesma percentagem”. Números que “sugerem que o mercado português está particularmente aberto à adoção tecnológica”, realça.
"Estamos a assistir a uma aceleração do interesse e da procura pela inteligência artificial por parte de contabilistas e gabinetes de contabilidade. Esta procura não se limita apenas à automação de tarefas rotineiras — que continua a ser importante — mas vai cada vez mais ao encontro de funcionalidades de apoio à decisão, análise preditiva e geração de valor estratégico para os seus clientes.”
Inovar para reduzir o risco
São várias as soluções no mercado para ajudar contabilistas e auditores, mas também as próprias empresas, a dar este salto tecnológico. Ferramentas “especialmente valiosas num contexto de transformação digital, onde os profissionais enfrentam volumes crescentes de dados e expectativas mais elevadas por parte dos clientes”, refere Ana Ribeiro. Em Portugal, a Sage disponibiliza a solução Sage for Accountants, pensada para os gabinetes de contabilidade.
“Esta solução já tira partido de IA aplicada ao lançamento contabilístico, o que acelera o registo e minimiza os erros. Para além disso, permite gerir as obrigações legais em lote, acompanhar notificações e melhorar a comunicação com os clientes, simplificando o trabalho diário dos profissionais de contabilidade”, explica a responsável. A empresa disponibiliza ainda o Sage Copilot, um assistente inteligente que ainda não chegou a Portugal, que “permite interações em linguagem natural com os dados financeiros e automatiza tarefas como a análise de relatórios, identificação de anomalias e geração automática de insights relevantes”.
Também a Cegid oferece várias soluções aos profissionais que gerem os números das empresas. Tiago Costa Lima destaca duas ofertas para contabilistas: o Cegid Business for Accountants, “que ajuda a automatizar lançamentos, organizar documentos, categorizar movimentos, automatizar reconciliações e muito mais”, e o Cegid Primavera ERP Evolution for Accountants, “pensado para escritórios que exigem um sistema robusto, altamente personalizável e com elevado nível de controlo sobre os processos contabilísticos”.
"Estas ferramentas são especialmente valiosas num contexto de transformação digital, onde os profissionais enfrentam volumes crescentes de dados e expectativas mais elevadas por parte dos clientes.”
Na SAP, os “profissionais de contas a pagar e a receber podem, por exemplo, recorrer a modelos de análise preditiva para definir estratégias de pagamento e cobrança mais eficazes, enquanto a triagem da integridade empresarial e a governação de acesso com tecnologia de IA reforçam a segurança e a conformidade”, explica Ayise Trigueiros, SAP Solution Advisor e SAP Business AI Expert da SAP Portugal, notando que, “através de perspetivas e recomendações baseadas em IA, aliados à automatização incorporada nas aplicações SAP e a modelos de IA pré-treinados para desafios específicos, as organizações conseguem transformar os seus processos de negócio de ponta a ponta, tornando-os mais rápidos e menos propensos a riscos”.
As soluções para as empresas
Há também um conjunto de ferramentas que são disponibilizadas diretamente às empresas. “No processo de fatura para pagamento, por exemplo, os clientes da solução SAP S/4HANA utilizam a tecnologia de reconhecimento ótico de carateres (OCR) para extrair dados essenciais das notas de aviso, enquanto os modelos de IA fazem a correspondência das contas a receber em aberto”, aponta a responsável da SAP Portugal, explicando que a “tecnologia RPA (Robotic Process Automation) trata, nos bastidores, da inserção automática dos dados nos documentos digitais no SAP S/4HANA, encaminhando as exceções para intervenção humana, libertando as equipas de tarefas repetitivas e permitindo-lhes concentrar-se em atividades estratégicas”.
A área de tesouraria beneficia igualmente destas soluções “ao antecipar as necessidades futuras de liquidez e tomar decisões de investimento informadas, com base em análise preditiva, no SAP S/4HANA, que ajuda a mitigar os riscos de liquidez aproveitando as atividades operacionais, como datas de pagamento de faturas, tendências históricas de dados transacionais e dados de mercados externos”, acrescenta.
Também a Sage “disponibiliza um portfólio abrangente de soluções tecnológicas que apoiam diretamente as empresas portuguesas na gestão eficiente e inteligente dos seus processos financeiros, contabilísticos e operacionais”, indica Ana Ribeiro, apontando que “entre os principais mecanismos estão as soluções de gestão empresarial Sage 50cloud, Sage 100cloud ou Sage X3”, permitindo uma gestão integrada de áreas como stock, faturação, contabilidade e recursos humanos. Permite ainda acompanhar todas as fases do ciclo de vida dos produtos, desde a entrada à saída do armazém.
"A área de tesouraria também beneficia [destas soluções], ao antecipar as necessidades futuras de liquidez e tomar decisões de investimento informadas, com base em análise preditiva, no SAP S/4HANA, que ajuda a mitigar os riscos de liquidez aproveitando as atividades operacionais, como datas de pagamento de faturas, tendências históricas de dados transacionais e dados de mercados externos. ”
“Com os agentes Inteligentes Cegid Pulse, as empresas beneficiam de uma melhor colaboração com o seu contabilista, otimizam a organização da informação, controlam facilmente todos os prazos e obrigações e têm melhor informação de apoio ao processo de decisão”, refere, por outro lado, Tiago Costa Lima. “Por exemplo, através da integração da voz e mensagens, os utilizadores poderão comunicar com o ERP [sistema integrado de gestão empresarial] de forma mais natural e direta — sem cliques, copiar dados ou navegar entre ecrãs e menus. Com esta forma de interação tornamos os produtos Cegid mais acessíveis, intuitivos e eficazes, colocando o poder da IA ao serviço das decisões do dia-a-dia”, conclui.
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